Crianças

Programe-se: Festival Internacional de Cinema Infantil

Oitava edição da mostra reúne vinte longas-metragens, 68 curtas e alguns episódios de séries de TV vindos de vários países

Por: Luiz Fukushiro - Atualizado em

O Segredo de Eleonor - 2181
A animação francesa 'O Segredo de Eleonor': atração de sexta (10) e domingo (12) no Eldorado (Foto: Divulgação)

A oitava edição do Festival Internacional de Cinema Infantil, organizado pela diretora Carla Camurati e pela produtora cultural Carla Esmeralda, exibe vinte longas-metragens, 68 curtas e alguns episódios de séries de TV vindos de vários países. Em cartaz sempre às sextas, sábados e domingos — a partir de sexta (10) e até o dia 19 —, a mostra ocupa salas da rede Cinemark nos shoppings Eldorado e Metrô Santa Cruz. Além de rever fitas como ‘Viagem ao Centro da Terra’, ‘A Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo’ e ‘Kiriku e a Feiticeira’, a criançada poderá assistir a filmes que ainda não estrearam no Brasil.

Um deles vem da Holanda e se chama ‘Iep!’. Vencedor do Festival de Cinema Infantil de Montreal, conta a história de uma menina com asas no lugar dos braços. Na animação ‘O Segredo de Eleonor’, que chega da França, os personagens saem dos livros para pedir ajuda à protagonista para sobreviver. Presente na edição de 2009, volta ao cartaz neste ano outra produção francesa: ‘O Segredo de Kells’, indicada na última edição do Oscar à estatueta de melhor animação (perdeu para ‘Up! — Altas Aventuras’, também incluída na programação).

Entre os nacionais está ‘Eu e Meu Guarda-Chuva’, de Toni Vanzolini, sobre a aventura do menino Eugênio e seu amigo para resgatar uma colega sequestrada por um fantasma. Vale conferir ainda o primeiro título em 3D feito totalmente no Brasil, o curta ‘BugiGangue — Controle Remoto’, de Ale McHaddo.

Fonte: VEJA SÃO PAULO