Passeio

Festival do Japão promove concurso de miss e oferece quitutes típicos

Considerado o maior evento da cultura japonesa da América Latina, o evento vai até domingo no Centro de Exposições Imigrantes

Por: Redação VEJA SÃO PAULO

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Até domingo (21), ocorre na cidade a 16º edição do Festival do Japão, no Centro de Exposições Imigrantes. Considerado o maior evento da cultura japonesa da América Latina, no local o público pode assistir a apresentações musicais, desgustar pratos típicos e acompanhar o concurso de Miss Nikkey Brasil e a disputa Mundial de Cosplay (que premia a melhor fantasia de animês).

+ Saiba onde aproveitar as férias com os amigos

Com o tema Tecnologia e Modernidade, a organização estima que aproximadamente 190 000 pessoas passem pelo local durante os três dias do evento. Os frequentadores podem fazer atividades gratuitas como a arte do origami (dobraduras), ikebana (técnica de arranjo floral), sumiê (desenho com tinta sumi, à base de carvão), entre outras vindas diretamente do Japão.

A culinária, é claro, também tem espaço importante festival. O público pode aproveitar para conhecer alguns pratos que não são habitualmente dos cardápios de restaurantes da cidade, como o mitarashi dango (espetinho de massa de arroz com feijão doce, típico da província). Quem prefere os pratos mais tradicionais encontra também o tempurá, yakisoba e o bolinho de arroz.

Festival do Japão
Festival do Japão conta com shows, comidinhas e concursos (Foto: Divulgação)

Nos dois palcos montados para o evento passam grupos de danças típicas e folclóricas, além das apresentações da comunidade nipo-brasileira com taikô (tambores japoneses) e shamisen (instrumento de cordas). Se apresetam também a cantora brasileira Márcia, que faz muito sucesso no Japão, além das japonesas Tsubasa, Mariko Nakahira e Yumi Inoue.

Beleza nipônica

O Festival do Japão promove ainda o concurso Miss Nikkey, que escolhe a mais bela representante de toda a comunidade nipônica. Ao todo, trinta candidatas brasileiras disputam a faixa e uma série de prêmios. A final está marcada para este sábado (20), às 18h.

A Concurso Mundial de Cosplay promete reunir fãs dos desenhos japoneses. O campeonato nacional tem a participação de cosplayers de todo Brasil e escolhe a dupla campeã que representará o país na final no Japão. O desfile e o resultado estão marcados para o domingo (21), a partir das 17h.

Quem estiver andando pela feira pode aproveitar também para conferir a exposição comemorativa aos 105 anos da Imigração Japonesa no Brasil e aos 60 anos da Imigração Pós-Guerra.

Serviço:

  • Data: sábado (20), 10h às 21h; domingo (21), 10h às 18h.
  • Ingressos: 8 reais antecipados e 10 reais na bilheteria

Entrada gratuita para crianças até 8 anos e idosos acima de 65 anos. Há transporte gratuito do metrô Jabaquara e estacionamento gratuito para bikes no local. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO