Cultura

Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à 40ª edição

Maior evento erudito da América Latina tem programação focada na França

Por: Ivo Dubra - Atualizado em

Em julho, a agenda paulistana de música erudita costuma dar uma desacelerada, acompanhando a baixa das temperaturas. Em movimento inverso, o interior do estado incrementa sua programação, animado pelo apelo turístico do friozinho e das férias escolares. Entre os eventos que ocorrem fora da capital, o mais badalado ainda é o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que completa neste ano quatro décadas de existência como a maior festa do gênero na América Latina (leia o quadro com alguns outros festivais de menor porte abaixo). Seis palcos da cidade serrana, que fica a 167 quilômetros de São Paulo, serão ocupados por 45 espetáculos.

Em cada edição, há um tema escolhido para nortear a seleção de obras e artistas. Se em 2008 o foco incidia nas relações entre música e literatura, agora a aposta é no Ano da França no Brasil. "Paris foi a grande capital artística do passado, lar adotado por alguns dos grandes compositores do mundo, como Stravinsky, Copland, De Falla e Villa-Lobos", diz o maestro paulistano Roberto Minczuk, diretor artístico do festival desde 2004. Aliás, uma homenagem a Villa-Lobos por ocasião do cinquentenário de sua morte também entrou na pauta. Diferentes obras do criador das Bachianas Brasileiras foram distribuídas pelos programas dos concertos. "Trata-se do maior músico que o Brasil já viu. Influenciou tanto o clássico quanto o popular. Sem ele não teríamos Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro nem Tom Jobim e Chico Buarque", considera Minczuk.

Entre as atrações da vez, muitos nomes de respeito ganham os holofotes. No time de solistas estão, por exemplo, o pianista mineiro Nelson Freire, o violoncelista pernambucano Antonio Meneses, a soprano paulistana Céline Imbert, o violinista russo naturalizado israelense Shlomo Mintz, o pianista francês Michel Dalberto e o violinista chinês Yang Liu. Conjuntos como o americano Parker Quartet, o carioca Quinteto Villa-Lobos, o francês Quatuor Ysaÿe e a Filarmônica de Minas Gerais também darão récitas. Uma das sensações da programação é o grupo de câmara Le Poème Harmonique, especializado em música do século XVII, que se apresentará com instrumentos e figurinos de época e à luz de velas. Além desses destaques, os 146 bolsistas que formam a Orquestra Acadêmica terão orientação de professores do Conservatório de Paris.

Para abrir os trabalhos no sábado (4), foi escalada a Orquestra Sinfônica do Estado. Curiosamente, vêm da Espanha e não da França os convidados estrangeiros da estreia: o maestro Victor Pablo Pérez e a soprano María Bayo. A Osesp leva ao Auditório Cláudio Santoro um repertório que abarca peças de Bizet, Canteloube, Delibes e Ravel. No dia 26, a Orquestra Acadêmica faz na Sala São Paulo o espetáculo de encerramento sob a batuta de Roberto Minczuk, que ainda não fechou o tema de 2010.

40º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. De 4 a 26 de julho. R$ 20,00 a R$ 80,00 (há vinte espetáculos gratuitos). Cc.: D, M e V. Cd.: R e V. Ingressos à venda na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Luz; 10h/18h, seg. a sex.), no Auditório Cláudio Santoro (Avenida Doutor Luís Arrobas Martins, 1880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão; 10h/18h, seg. a sáb., e 10h/17h, dom.), na Loja do Festival (Praça do Capivari, 190, Campos do Jordão; 10h/19h, seg. a qua. e sex. a dom., e 10h/21h, qui., a partir de 3 de julho), pelo site www.ingressorapido.com.br e pelo 2163-2000.

Outros festivais no interior do estado

Festival Ars Viva de Música de Serra Negra

Quando: de 4 a 26 de julho

O que tem: concurso de corais, oficinas e apresentações de música erudita de grupos como a Orquestra Filarmônica de Santo Amaro

Quanto: grátis

Informações: (19) 3842-2345

Festival Música das Esferas de Bragança Paulista

Quando: de 4 a 12 de julho

O que tem: apresentações de música erudita da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado e outros grupos

Quanto: grátis

Informações: 3083-0199;

www.fmde.art.br

Festival de Artes de Itu

Quando: de 3 a 12 de julho

O que tem: teatro infantil, cinema, dança, oficinas, apresentações de música erudita e shows com Almir Sater, Dona Ivone Lara e Seu Chico, entre outros

Quanto: grátis

Informações: 4023-2209;

www.festivaldeartesdeitu.com

Festival de Inverno de Cunha

Quando: de 3 de julho a 8 de agosto

O que tem: exposições, teatro, cinema, corais e shows com Trio Virgulino, Peninha e Dudu Nobre, entre outros

Quanto: grátis

Informações: (12) 3111-2634;

www.cunhatur.com.br

Festival de Inverno de Paranapiacaba (Santo André)

Quando: de 11 a 26 de julho

O que tem: teatro, atividades infantis e shows de Lô Borges, Toquinho, Ná Ozzetti, Vânia Bastos, Mariana Aydar, Luiza Possi, Oswaldo Montenegro e Luciana Mello, entre outros

Quanto: ingressos trocados por um agasalho ou cobertor

Informações: 4433-0339;

www.santoandre.sp.gov.br

Fonte: VEJA SÃO PAULO