Concertos

Festival de Campos do Jordão reúne musas da música erudita

Mulheres como a soprano Kiri Te Kanawa dominam a programção organizada pelo maestro Roberto Minczuk

Por: José Flávio Júnior - Atualizado em

Compositoras, maestrinas, cantoras e vistosas instrumentistas para agradar aos ouvidos (e olhos) exigentes. É o que promete a 38ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Com a boa idéia de homenagear as mulheres, o evento reúne entre 7 e 29 de julho algumas das principais estrelas eruditas do sexo feminino em sete palcos da cidade serrana. A soprano neozelandesa Kiri Te Kanawa, as elegantes americanas do Trio Eroica, a trompetista inglesa Alison Balsom e as brasileiras Rosana Lamosa (soprano) e Jocy de Oliveira (compositora-residente deste ano) encabeçam a seleção. "O meio erudito era um dos mais conservadores com relação à participação das mulheres", diz o maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do festival. "Felizmente isso vem mudando radicalmente. O que importa é a qualidade. E isso elas têm de sobra."

Ao todo, estão previstas 48 apresentações, duas a mais do que em 2006. A soprano Bidu Sayão (1902-1999), a compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935) e a pianista Guiomar Novaes (1894-1979) serão lembradas em diversos concertos. Nos dias 20 e 22, a cineasta e atriz Carla Camuratti dirige uma montagem da ópera Rita, de Donizetti. Entre os recitais mais aguardados estão os do conjunto de câmara inglês London Brass (dia 12) e do brilhante violoncelista pernambucano Antonio Meneses (dia 13).

A abertura, no sábado (7), às 21 horas, cabe à Osesp. No Auditório Claudio Santoro, John Neschling rege seus músicos em obras de Robert Schumann e Samuel Barber, com participação do violinista israelense Vadim Gluzman. À meia-noite, no Espaço Cultural Dr. Além, a soprano Gabriela Geluda protagoniza o espetáculo Solo, de Jocy de Oliveira. No domingo (8), às 17 horas, a Orquestra Jovem do Estado aborda o repertório de Chiquinha Gonzaga, na Praça do Capivari.

38º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. De 7 a 29 de julho. R$ 10,00 a R$ 120,00. Ingressos à venda na Sala São Paulo e pelo site www.ingressorapido.com.br.

Fonte: VEJA SÃO PAULO