Shows

Os festivais que ocorrem na cidade neste fim de semana

Rap, jazz, música sertaneja e outras opções para gostos variados

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Emicida
Emicida: uma das atrações do Festival Cidade Sonora (Foto: Reprodução/Site oficial)

Emicida, César Camargo Mariano e Gusttavo Lima e outros artistas, dos mais diversos gêneros, fazem apresentações em festivais que agitam a cidade neste fim de semana.

Na Funarte, o Festival Cidade Sonora tem Emicida neste sábado (21) e o coletivo de músicos e atores Banda Mirim no dia seguinte. O Jazz na Fábrica traz César Camargo Mariano em show único também neste sábado no Sesc Pompeia. E, para os fãs de música sertaneja, Gusttavo Lima e a dupla Fernando & Sorocaba, entre outros, sobem ao palco do Espaço das Américas como parte das atrações do Sertanejo Pop Festival.

Na Praça do Patriarca, o projeto Sai da Rede, de artistas revelados pela internet, apresenta o cantor Cícero e o grupo carioca Do Amor - tudo de graça. Para fechar, o Auditório do Ibirapuera sedia a primeira edição do festival Bahia Som de Salvador, com shows de Peu Meurray, o grupo Baiana System e outros artistas.

Confira abaixo todos os detalhes sobre os eventos:

  • A sala Guiomar Novaes, da Funarte, tem cedido seu espaço a novos talentos da música brasileira no Festival Cidade Sonora, como Bixiga 70, Emicida e Flavio Renegado. Alguns artistas como a Banda Hamlet, Roberta Estrela D'Alva e a Banda Mirim apresentam uma proposta que mescla música com artes cênicas. Os ingressos custam R$ 10 para todas as apresentações, com exceção dos bate-papos com os artistas, que são gratuitos. A bilheteria abre com uma hora de antecedência e a lotação é de 144 lugares.  De 31/08 a 03/11/2012. Confira abaixo a programação: SETEMBRO Sexta (21) 19h30 - Bixiga 70 Sábado (22) 18h - Bate-papo com Rael da Rima 19h30 - Emicida Domingo (23) 16h30 - Banda Mirim Sexta-feira (28) 19h30 - BNegão & Seletores de Frequência Sábado (29) 18h - Bate-papo com Nervoso 19h30 - Rael da Rima Domingo (30) 16h30 - Nervoso apresenta "O Médico que Tinha Letra Bonita” (infantil) OUTUBRO Sexta (5) 19h30 - Romulo Fróes Sábado (6) 18h - Bate-papo com Romulo Fróes 19h30 - Flora Matos Domingo (7) 16h30 - Pipo Pegoraro com participação de Blubell e Luisa Malta Sexta (12) 19h30 - M. Takara Sábado (13) 18h - Bate-papo com Dinho Nascimento 19h30 - Wado Domingo (14) 16h30 - Passo Torto Sexta (19) 19h30 - Flávio Renegado Sábado (20) 18h - Bate-papo com Arícia Mess 19h30 - Elo da Corrente Domingo (21) 16h30 - Roberta Estrela D'Alva e convidados Sexta (26) 19h30 - KL Jay Sábado (27) 18h - Bate-papo com KL Jay 19h30 - Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene Domingo (28) 16h30 - Banda Hamlet NOVEMBRO Sábado (3) 18h - Bate-papo com Roberta Estrela D'Alva 19h30 - Arícia Mess  
    Saiba mais
  • O festival preparou uma robusta e diversificada seleção de artistas em sua quarta edição. Nesta semana, o pianista americano radicado na França Laurent de Wilde toca ao lado de Donald Kontomanou (bateria) e Bruno Rousselet (contrabaixo) na quinta (27/8), às 21h. No mesmo dia, o trio israelense de improviso LayerZ ocupa a Choperia com o repertório de Memory Towers (2013). Com músicos da Áustria e da Inglaterra, o quarteto Barcode Quartet se apresenta na sexta (28/8), dia da programação em que também aparecem os brasileiros da Orquestra Atlântica, que unem MPB e jazz. O sábado (29/8) e o domingo (30/8) são os dias das parcerias. Nas ocasiões a cantora Tânia Maria divide o palco com o percussionista Armando Marçal, e a americana Marlena Shaw é amparada pelos instrumentistas do Bixiga 70. O Jazz na Kombi se exibe gratuitamente no Deck, às 17h, com o QN Quarteto no domingo (30/8/2015).
    Saiba mais
  • Resenha por Tiago Faria: Depois de reunir 40.000 pessoas em sua edição de Belo Horizonte, organizada há dois meses, o evento traz à cidade alguns dos astros mais populares da nova onda sertaneja. Gusttavo Lima inicia a programação no embalo da inevitável Balada (de Cássio Sampaio), também conhecida como Tchê Tchê Rerê. Em seguida, Fernando & Sorocaba apresentam músicas do DVD Acústico na Ópera de Arame (2012). Outro hit da estação, Lê Lê Lê (escrita por Barony, Raynner Sousa e Adriann), será entoado pela dupla João Neto & Frederico, que fecha a noite após o show de Thaeme & Thiago. Dia 22/09/2012. Atenção: ainda há ingressos disponíveis!
    Saiba mais
  • Resenha por Tiago Faria: A proposta do projeto do Centro Cultural Banco do Brasil é reunir artistas que despontaram na internet e a usam como meio de divulgação. No sábado (29/09), o cantor e compositor capixaba Silva, de 24 anos, toma o palco montado na Praça do Patriarca. Tudo começou com um compacto de cinco músicas, distribuído de graça na rede em 2011. Elogiado pela crítica e prestes a lançar o primeiro CD por uma das gravadoras mais poderosas do país (a Som Livre), ele vem fazendo discretas e notáveis apresentações na cidade, a exemplo da exibição no festival Sónar, em maio. Ao lado apenas do baterista (e amigo de infância) Hugo Coutinho, Silva recorre a sintetizadores e até a um violino para interpretar canções que podem remeter tanto à delicadeza melódica do Los Hermanos quanto às sutis experimentações eletrônicas do inglês James Blake, um dos ídolos do músico. O clipe da graciosa faixa A Visita, uma das melhores do repertório, tem 130.000 visualizações no YouTube. Para a mesma tarde, está previsto show de Karina Buhr.
    Saiba mais
  • Resenha por Tiago Faria: Em sua primeira edição, o festival programa encontros entre músicos baianos e convidados. Na sexta (21/09/2012), a compositora Manuela Rodrigues canta com Cláudia Cunha e Sandra Simões. Juntas, elas montaram o projeto Três na Folia, especializado em músicas carnavalescas. Após o trio, a Orkestra Rumpilezz, com vinte integrantes vestidos de branco, será acompanhado pelo cantor Lazzo Matumbi e pelos rappers do Opanijé. O cantor e compositor Peu Meurray e o quinteto Baiana System, criado pelo guitarrista Robertinho Barreto, têm vez no sábado (22/09/2012), quando estão previstas participações de Lucas Santtana e Márcia Castro.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO