Música

Dois grandes festivais de jazz ocupam a cidade em agosto

Bourbon Street Fest e Jazz na Fábrica oferecem programação de primeira a preços acessíveis

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM

Bourbon Street Fest 2012
Bourbon Street Fest: edição do ano passado celebrou 10 anos do festival (Foto: Pedro Guida/Reprodução Facebook Bourbon Street Fest)

Fãs de jazz  vão se sentir no paraíso em agosto, quando dois festivais dedicados ao gênero ocupam a cidade com shows gratuitos ou a preços acessíveis. O pianista americano McCoy Tyner, que integrou o quarteto do saxofonista John Coltrane, abre o mês como atração da terceira edição do Jazz na Fábrica, no Sesc Pompeia. Ele faz duas noites na casa (1º e 2/8), com ingressos a 50 reais, o mais caro do festival. No dia 18 de agosto começa o Bourbon Street Fest, no Parque do Ibirapuera, com Orleans Street  Band, Leroy Jones Feat. Topsy ChapmanWanda Rouzan e Trombone Shorty. A entrada é gratuita. Veja abaixo a programação de ambos os eventos.

 

 

  • O festival preparou uma robusta e diversificada seleção de artistas em sua quarta edição. Nesta semana, o pianista americano radicado na França Laurent de Wilde toca ao lado de Donald Kontomanou (bateria) e Bruno Rousselet (contrabaixo) na quinta (27/8), às 21h. No mesmo dia, o trio israelense de improviso LayerZ ocupa a Choperia com o repertório de Memory Towers (2013). Com músicos da Áustria e da Inglaterra, o quarteto Barcode Quartet se apresenta na sexta (28/8), dia da programação em que também aparecem os brasileiros da Orquestra Atlântica, que unem MPB e jazz. O sábado (29/8) e o domingo (30/8) são os dias das parcerias. Nas ocasiões a cantora Tânia Maria divide o palco com o percussionista Armando Marçal, e a americana Marlena Shaw é amparada pelos instrumentistas do Bixiga 70. O Jazz na Kombi se exibe gratuitamente no Deck, às 17h, com o QN Quarteto no domingo (30/8/2015).
    Saiba mais
  • A cidade fica com o ar levemente mais parecido com o do Estado da Louisiana, nos Estados Unidos, durante a última semana de agosto. É quando o já tradicional Bourbon Street Fest, que está chegando à 13º edição, desembarca por aqui. Depois de ocupar a casa de Moema ao longo da semana, o evento se despede neste domingo (30/8) gratuitamenteno mesmo lugar da abertura, o Parque do Ibirapuera. Little Freddie King dá nova oportunidade a quem não conseguiu vê-lo na quinta (27/8), às 21h30, antes do Galactic, azeitado conjunto de funk de Nova Orleans. Voltam na sexta (28/8) a Lost Bayou Ramblers, às 22h, e Dwayne Dopsie com a The Zydeco Hellraisers, à 0h. O último grupo faz repeteco no sábado, às 22h, precedido por Leon “Kid Chocolate” Brown. Lost Bayou Ramblers, banda formada em 1999 que recentemente abriu as apresentações do Arcade Fire, ocupar o palco às 16h. O virtuoso do acordeão Dwayne Dopsie a sucede ao lado do grupo The Zydeco Hellraisers. Azeitado conjunto de funk de Nova Orleans, o Galactic fcou responsável pelo encerramento, às 19h. Antes dos destaques, os paulistanos da Orleans Street Jazz Band fazem o aquecimento, às 15h30. Dia 30/8/2015.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO