Anote na agenda

Vila Zelina tem programação especial neste fim de semana

Festa vai comemorar os 84 anos do bairro

Por: Anna Carolina Oliveira - Atualizado em

Ballet Bolshoi
Ballet Bolshoi: integrantes da escola brasileira participam da festa (Foto: Divulgação)

A Vila Zelina, na Zona Leste da capital, vai comemorar seu aniversário em grande estilo neste fim de semana. Os 84 anos do bairro formado por descendentes de imigrantes do Leste Europeu serão festejados com programação especial no sábado (29) e no domingo (30).

A Festa da Vila Zelina celebra as tradições e costumes búlgaros, lituanos, russos, tchecos e de outras comunidades com música, dança e diversas atividades culturais. No primeiro dia (29), serão realizadas atividades voltadas para a prática de exercícios físicos e caminhadas das 9h às 11h no Parque Ecológico de Vila Prudente Lidya Natalizio Diogo. A programação de sábado também inclui uma apresentação de dança dos alunos do colégio Marco Zero com instrumentos confeccionados com sucatas, além de aulas básicas de flauta doce.

+ Confira a programação completa da Festa da Vila Zelina

+ Conheça a história do bairro formado por imigrante do Leste Europeu

O ponto alto do evento no sábado é o espetáculo “Gala Bolshoi”, da Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Para ver os bailarinos, basta entregar 1 kg de leite em pó e um brinquedo novo nos seguintes pontos de troca do bairro: Colégio São Miguel Arcanjo, Revistaria Rosa Mística e Bazar e Papelaria Helena.

A companhia de dança também se apresenta no domingo, dia que conta com show de danças folclóricas, corais e bandas de música. Além das atrações, o último dia de festa reúne diversos pratos típicos em barraquinhas espalhadas pelas ruas do bairro. Aguetsi (pepino azedo e curtido), vareniki (espécie de ravioli recheado), pão preto do Leste Europeu e krupnikas (lícor de mel lituano) são alguns dos itens preparados pelas pessoas da comunidade de imigrantes e que serão vendidos no evento.

Fonte: VEJA SÃO PAULO