Manual

Como organizar uma festa de réveillon de arromba

Vai passar a virada na cidade? Veja as dicas das consultoras gastronômicas Nina Loscalzo e Priscila Sabará e organize em casa uma balada para a turma toda

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

Réveillon - Ano-Novo
(Foto: Latinstock)

Amigos, amigos de amigos, música alta e bons drinques. A fórmula é garantia de diversão e boas risadas na noite de réveillon. Mesmo quem não vai pular as sete ondinhas neste ano, terá todos os motivos para passar a virada em grande estilo.  

Se você convidou a turma toda para festejar a chegada de 2014 na sua casa, vale tomar alguns cuidados para tornar a celebração inesquecível. As consultoras gastronômicas Nina Loscalzo e Priscila Sabará, à frente da plataforma FoodPass, dão as dicas. 

+ Como organizar uma festa de réveillon animada para a turma toda

DECORAÇÃO

■ Uma ideia é decorar a mesa com folhas de bananeira ou guaimbê e colocar as travessas com as comidas por cima. Velas e arranjos minimalistas, com mais folhagens do que flores, também são bem-vindos

■ Considere arrastar sofás e outros móveis para ampliar o espaço onde você vai receber os convidados. Uma pista de dança, por mais improvisada que seja, é fundamental para conduzir a festa animada até altas horas

■ Aproveite as luzinhas do Natal para dar clima ao salão

COMIDAS

■ Vale planejar um cardápio fácil de servir e de comer. Comidinhas frescas e leves, que possam ser preparadas em grande escala (e sem dar trabalho) e pegas com as mãos, são escolhas inteligentes quando o número de convidados é superior a vinte pessoas.

■ Disponha sobre uma mesa ou aparador uma cesta de pães variados, patês, geleias, queijos e frios. Os próprios convidados poderão se servir e você só terá o trabalho de tirar os alimentos da embalagem! Se quiser incrementar as sugestões, uma solução prática e que costuma agradar a todos é cortar palitos de cenoura, pepino e salsão, por exemplo, e mergulhá-los em copos com sal grosso no fundo. Também é bacana (e muito fácil) montar palitinhos de mussarela de búfala e tomate-cereja com uma folhinha de manjericão.

Torta Maria - comidinhas - 2239
Torta Maria: versão de frango com catupiry na massa integral (Foto: Fernando Moraes)

■ Para adoçar e refrescar, uma ótima sugestão é servir frutas como abacaxi, melancia e melão em cubos e espetadas em uma palito de madeira.

■ Outras opções de comida para a ceia: antepastos (Antipasti, nos Jardins, e Carcciofi Rosticceria e Antipasti, na Vila Olímpia)); tortas (Torta Maria, na Vila Leopoldina); empadinhas (Casa Godinho, no centro); focaccias (La Pergoletta, no Tatuapé). Para a sobremesa, vale investir no delicioso pavê de doce de leite da Confeitaria Dama, com unidades em Pinheiros e Higienópolis. Na loja de fábrica da Helô Doces, na Vila Madalena, é possível comprar diferentes opções de brownie

BEBIDAS

■ Bebidas bem geladas são fundamentais para o bom andamento do evento. Compre boa quantidade de gelo e se precisar, alugue tinas para mantê-las frias. Espalhe algumas estações de bebidas pela casa para não concentrar um volume grande de convidados no mesmo ponto.

■ Vale contratar um ou mais garçons para ajudar com o serviço de bebidas e com a reposição de taças e comidas. Uma faxineira também é bem-vinda para o pós-festa.

DICAS

■ Já deixe preparada uma playlist com músicas animadas. Na hora da festa, você só precisará apertar o play

■ As folhas para a decoração da mesa podem ser pegas em um jardim próximo ou compradas em bancas de flores, como as da Avenida Doutor Arnaldo.

■ Antes de começar os preparativos, cheque a aparelhagem de som e certifique-se de que está tudo em ordem e que as caixas aguentam volumes mais altos. Nada mais chato do que caixa estourada ou música baixa nessas horas.

 ■  Para aqueles que não têm louças, taças e talheres suficientes para o número de convidados, vale alugar materiais em casas especializadas.

Fonte: VEJA SÃO PAULO