Manual

Como organizar uma festa de réveillon para poucos (e bons) amigos

Vai passar a virada de ano na cidade? Confira as dicas das consulturas gastronômicas Nina Loscalzo e Priscila Sabará para fazer um evento bacana

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

Réveillon - amigos fazendo o brinde
Réveillon em casa: festa com poucos amigos para rolar até altas horas (Foto: ThinkStock)

Passar a virada do ano em casa não precisa ser sinônimo de programa furado. Mesmo que a lista de convidados seja restrita, a festa terá tudo para dar certo se a companhia for boa.

A dica para quem preferir estar junto dos amigos mais próximos, em clima íntimo e descontraído, é cuidar de detalhes como a ambientação. “Velas, toalhas limpas e sabonetes de qualidade nos toaletes já dão um toque ao espaço”, recomenda Nina Loscalzo, da agência FoodPass. Por isso, não deixe de dar uma geral na casa — ordem e limpeza nunca são demais!

+ Como organizar uma festa de réveillon para poucos (e bons) amigos

Feito isso, é hora de pensar nos comes e bebes. Apesar de mais intimista, o jantar para um número pequeno de pessoas pode dar bastante trabalho. Para você não passar a noite na cozinha, organize a ceia à americana, dispondo os pratos em uma mesa ou aparador de modo que os próprios comensais se sirvam à vontade.

Para orientar os leitores de VEJASAOPAULO.COM nos preparativos da festa, Nina Loscalzo e sua sócia, Priscila Sabará, dão dicas de decoração, cardápio, arrumação e muito mais:

Flores
Flores em garrafas de vidro: solução fácil e charmosa para decorar a casa (Foto: ThinkStock)

DECORAÇÃO

■ Uma forma simples e muito prática de tornar o lugar mais aconchegante é espalhar garrafinhas de vidro com flores pelas mesas e prateleiras.

■ Quem preferir, também pode montar arranjos florais maiores para a mesa de jantar e para a sala de estar. “Nestes casos, é legal escolher plantas que combinem entre si e que sejam pouco aromáticas, para não impregnar os ambientes”, sugere Nina.

COMIDAS

■ Monte uma mesa com bowls de frutas secas e castanhas, entre elas damasco, figo, tâmaras, nozes, pistache e macadâmia. Disponha também patês, geleias e queijos variados. Na Carciofi Rosticceria e Antipasti, na Vila Olímpia, dá para comprar conservas deliciosas para incrementar a seção de aperitivos. São exemplos a berinjela maluca, ricamente temperada por alcaparra, alho, cebola, azeitona verde e tomate seco, e a cebola caramelizada em vinho tinto, açúcar mascavo e vinagre balsâmico.

■ Não é obrigatório ter peru, tender, lentilha, romã... Uma boa salada de folhas e grãos na companhia de um carpaccio, por exemplo, já fazem bonito na entrada. Depois, facilite a sua vida e invista em uma massa pronta de qualidade, incrementada por recheios e molhos sofisticados. Alguns tiros certeiros para encontrar receitas saborosas e que vão impressionar os convidados são as rotisserias Mesa III, em Pinheiros; a Pastifício Primo, no mesmo bairro, mas que também tem unidades em Higienópolis e na Pompeia; a La Vera Pasta, em Moema; e a Antipasti, nos Jardins.

Carciofi Rosticceria e Antipasti - conservas
Carciofi Rosticceria e Antipasti: ótimas conservas para abrir o apetite (Foto: Fernando Moraes)

BEBIDAS

■ Incentive os comensais a prepararem seus próprios coquetéis. Escolha duas ou três receitas, imprima as fichas técnicas de cada uma e reserve um canto da sala para montar o bar com as garrafas de bebida e os complementos necessários para a confecção de cada uma. Veja uma lista de lojas e empórios para comprar as bebidas clicando AQUI.

■ Para dar vazão às garrafas de espumante, sugira drinques que levem espumante em sua composição.

DICAS

■ Foi-se o tempo em que pegava mal dividir as tarefas com os convidados. Não tenha vergonha de fazer uma lista de compras (com antecedência) e indique o que cada um deverá levar.

■ Considere contratar uma faxineira para ajudar a lavar a louça e limpar a casa no dia seguinte.

Fonte: VEJA SÃO PAULO