Especial

Dez atrações para aproveitar as férias de julho

Para quem ainda não decidiu como distrair a criançada, preparamos um roteiro que agrada dos pequenos aos maiorzinhos

Por: Bruna Gomes - Atualizado em

Parque O Mundo da Xuxa
Parque O Mundo da Xuxa: programação especial em julho (Foto: Divulgação)

1. ANIMA MUNDI

Entre 25 e 29 de julho, São Paulo recebe a 20ª edição do maior festival de animação do país. São 448 filmes e há produções especialmente dedicadas ao público infantil. Algumas indicações exibidas no Memorial da América Latina são “A Turma da Selva” (26 de julho, às 13h30, e dia 28, às 14h), “Brichos — A Floresta É Nossa” (26 de julho, às 15h, e dia 29, às 14h) e “Lotte e o Segredo da Pedra da Lua” (25 de julho, às 15h, e dia 29, às 16h). Os ingressos custam 8 reais para as sessões adultas e palestras. As sessões infantis têm entrada gratuita.

2. ANIME FRIENDS 

Anime Friends - cosplay
Cosplay: umas das atrações do Anime Friends (Foto: Divulgação)

Se o seu filho gosta de cosplay, mangás, games ou músicas relacionadas às culturas japonesa e sul-coreana, não deixe de levá-lo à 10ª edição da Anime Friends, na Faculdade Cantareira. Alguns dos destaques ficam por conta das palestras sobre dublagem com profissionais como Clecio Souto, a voz do personagem Capitão América no filme “Os Vingadores”, no dia 14, às 14h; e Marcelo Garcia, que dá vida ao personagem Relâmpago McQueen, da animação “Carros”, no dia 15, às 14h. O local também abriga o Fanzine Expo, feira de histórias em quadrinhos amadoras no estilo mangá. Para quem curte games, o Press Start contará com campeonatos e apresentação de consoles de última geração. O evento ocorre entre os dias 5 e 8 e 12 e 15 de julho, das 9h às 21h. Os ingressos custam 15 reais (antecipado) e 45 reais.

3. AUTORAMA

Pais e filhos farão a festa com as oito pistas do autorama montado no Sesc Consolação. A brincadeira é gratuita e ficará disponível entre 9 e 21 de julho, de segunda a sexta, das 13h às 18h, e sábados e feriado, das 12h às 18h.

4. DIA DA FAMÍLIA NO CCBB 

Wall-E
Wall-E: exibição ocorre em 29 de julho, às 11h no CCBB (Foto: Divulgação)

Em três domingos de julho (dias 1º, 15 e 29), a partir das 10h, uma programação destinada a adultos e crianças mistura oficinas, cinema e brincadeiras no Centro Cultural Banco do Brasil. Não deixe de ver a pré-estreia do filme “Meu Querido Vira-Lata”, neste domingo (1º), às 11h; e a exibição de “Wall-E”, em 29 de julho, às 11h. A entrada é gratuita e as senhas devem ser retiradas uma hora antes do evento.

5. ESTREIAS BACANAS

Prepare a pipoca porque julho está recheado de boas opções para o cinema. O mês começa com a estreia de “O Espetacular Homem Aranha” e “A Guerra dos Botões”, ambos na próxima sexta (6), e depois conta com mais duas grandes produções: “Valente”, animação da Disney prevista para 20 de julho, e “Batman — O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, dia 27.

6. FESTIVAL DE TEATRO DE BONECOS 

Teatro de Bonecos - Araújo e Ofélia
"Araújo e Ofélia": peça apresentada pela companhia portuguesa Beto Hinça Teatro de Marionetes (Foto: Divulgação)

A 12ª edição do evento conta com a participação de nove companhias de teatro nacionais e internacionais. As apresentações gratuitas ocorrem de 5 a 29 de julho, sempre entre quinta e domingo, às 17h, no shopping Jardim Sul. Um dos destaques é a companhia portuguesa Beto Hinça Teatro de Marionetes, com a peça “Araújo e Ofélia”, em 12 de julho. A narrativa traz a história de um casal que se conhece na infância, namora na adolescência, separa-se na idade adulta e se reencontra no fim da vida. Além disso, a Cia. Circo de Bonecos apresenta o espetáculo “Circo de Pulgas” nos dias 7 e 28 de julho. Na peça, o “inseto adestrado” aprende a pular de trampolins, andar na corda bamba e ser atirado de um canhão.

7. O MUNDO DA XUXA

No mês de julho, além dos brinquedos tradicionais, o parque terá a participação de artistas de circo espalhados pelo local. Além disso, às terças (17 e 24), quartas, quintas e sextas, das 11h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h; haverá duas apresentações diferentes no palco principal, com malabaristas, ilusionistas, homens com perna de pau, monociclos e palhaços. O ingresso custa 59,90 reais.

8. PATINAÇÃO NO GELO

Destinada a adultos e crianças, a pista do Santana Parque Shopping conta com 252 m². Mesmo quem nunca patinou pode brincar, já que o local oferece uma equipe de instrutores para dar suporte. A capacidade é de 70 patinadores ao mesmo tempo e o ingresso inclui patins, capacetes, joelheiras, luvas e cotoveleiras. Uma hora sai por 40 reais e trinta minutos custam 25 reais.

9. RPG

Indicada para crianças a partir de 12 anos, a atividade gratuita do Sesc Ipiranga mexe com a imaginação. Durante o mês de julho, o público poderá incorporar personagens como lobisomens, policiais ou mafiosos para decidir o rumo das tramas criadas nos jogos de RPG (Role Playing Game). No próximo sábado (7) e em 21 de julho, às 14h30, o tema é “Máfia de Kansas City”. Nos dias 14 e 28 de julho, no mesmo horário, o assunto é “Lobisomen”. Não é necessário fazer inscrição antecipada.

10. TEATRO IMPERDÍVEL

Se a ideia é variar a programação com uma boa peça teatral, separamos duas atrações bem avaliadas. A primeira é uma adaptação da obra do inglês Lewis Carroll “Alice no País das Maravilhas”, no Teatro Folha. A outra é “O Ilha do Tesouro”, no Teatro do Centro da Terra, que mistura encenação, interatividade e um cenário bem elaborado.

Fonte: VEJA SÃO PAULO