Especial

Férias: as vinte melhores opções da capital para as crianças em julho

Um guia útil também aos pais desesperados por uma folga em casa

Por: Mariana Rosário e Gabriel Bentley - Atualizado em

iFLY
iFLY: ventos de até 300 quilômetros (Foto: Antonio Milena)

As férias estão aí e muitos pais não sabem o que fazer com tanta energia dentro de casa. Para ajudar nessa tarefa, selecionamos vinte atrações, de simulador de paraquedas a oficinas de robótica, para a criançada curtir no período longe da sala de aula. Confira.

+ Novo hotel da Disney inspirado na animação “Toy Story”

Uma hora de saltos

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Levar o filho para brincar significa esperar sentado? Não no Urban Motion, o parque de trampolins com 520 metros quadrados e 41 camas elásticas interligadas (inclusive em rampas). A casa permite a entrada de adultos (limite de peso de 120 quilos). Uma hora ali custa 39 reais nos dias de semana e 44 reais aos sábados e domingos. É possível trazer as próprias meias antiderrapantes ou comprar um par no local, a 15 reais. Os amigos Thomas Pempel e Thais Monson, de 10 anos, costumam bater cartão no lugar. “Treinamos manobras sincronizadas”, diz Thomas. Recomenado a partir de 2 anos. Rua Doutor Rubens Gomes Bueno, 288, Chácara Santo Antônio, 5641-1082. Ter. a dom., 11h às 22h.

Pista congelante

Para entrar de vez no clima de inverno, o Parque Villa-Lobos preparou uma pista de patinação no gelo. São 400 metros quadrados onde crianças de 5 a 14 anos (acompanhadas dos pais) e adultos poderão aproveitar sem quebrar o porquinho: é tudo grátis. Cada sessão dura até trinta minutos. A atração rola entre 8 e 17 de julho e, para participar, basta comparecer ao local com o RG. Crianças com até 4 anos podem brincar em uma espécie de trenó empurrado pelos instrutores. Parque Villa-Lobos, 2683-6302. Seg.a dom., 11h às 19h. Até 17 de julho.

Com as mãos na massa

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Desligue o videogame e abaixe o volume do celular: no espaço StartArte, em Pinheiros, é hora de se sujar de terra, farinha e chocolate. Dedicado a atividades manuais, em parceria com a empresa Minichefs, o local ensinará, a partir do dia 4, receitas de popcakes (pequenos bolos na ponta do palito) e baguetes recheadas. Há também aulas de técnicas de costura e de plantio de flores. Períodos de quatro horas saem a partir de 110 reais (com lanche incluso).

É possível adquirir o pacote semanal em meio período (550 reais, com uma refeição), integral (900 reais,com três pausas para comer) ou ainda participar apenas das noites do pijama, às sextas-feiras, das 19h às 8h30 da manhã seguinte, com caça ao tesouro, roda de contação de histórias e gincanas (250 reais). Recomendado a partir de 4 anos. Rua dos Macunis, 180, Pinheiros, 3031-1036. Seg. a sex.,das 8h às 17h, sáb., das 13 às 17h. Até 23 de julho.

+ Novo site de namoro foi feito sob medida para fãs da Disney

Oficina gourmet

Uma salvação para as segundas-feiras são as aulas de culinária no Eataly, empório gastronômico inaugurado no ano passado. Lá, as crianças entre 8 e 12 anos aprendem a preparar hambúrguer e diferentes massas italianas. Quem acompanha de perto os primeiros truques dos minicozinheiros, nos dias 18 e 25, é o chef Fernando Oliveira. Adultos também podem aproveitar a programação dos dias 9 e 30 e voltar aos tempos de infância acompanhados de seus filhos. Nessa opção, as receitas são mais saudáveis, como bolo de chocolate natureba, omeletes e legumes com bifum (um macarrão oriental feito com arroz). Avenida Presidente Juscelino Kubitschek,1489, 3279-3300. R$ 90,00 a R$ 200,00 (com um adulto). Inscrições pelo e-mail: cursos@eataly.com.br.

O parque das aventuras

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Aberto há três meses, o Parque de Esportes Radicais, na Marginal Tietê, passará pelo primeiro teste de férias. Os espaços mais disputados são as três pistas onduladas de patins, skate e bike. Exige atenção redobrada a área onde acontece a escalada de estilo livre chamada parkour, com obstáculos de até 4 metros de altura. Instrutores, presentes diariamente, oferecem joelheiras, cotoveleiras e capacete gratuitamente. A ambulância, porém, só fica de plantão nos fins de semana. Também não há lanchonete nem vendedores ambulantes. Avenida Presidente Castelo Branco, 5700, Bom Retiro, 3224-9159. Seg. a dom., 7h às 22h.

Passeios estrelados

Reinaugurados no primeiro semestre do ano depois de longas reformas, os planetários do Parque do Ibirapuera e do Parque do Carmo dão uma bela aula de astronomia, incluindo informações sobre o sistema solar. Os dois estão com programação estendida durante o mês de julho, às quartas, quintas e sextas, além dos fins de semana. Na dúvida sobre qual visitar? Ambos são divertidos, mas o do Ibirapuera ganha em visual e conforto, enquanto o do Carmo acerta na linguagem fácil para os mais novinhos. Recomendado a partir de 5 anos. Parque do Ibirapuera, 5575- 5206; Parque do Carmo, 2522-4669. Qua. a dom., 10h, 12h, 15h e 17h. Até 31 de julho (exceto nos dias 13, 14 e 15).

Faça seu próprio brinquedo

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

No MundoMaker, a graça é construir o próprio brinquedo. A partir do dia 4, a criança pode propor uma ideia e um especialista vai ajudá-la a tirar o plano do papel com impressora 3D e outros equipamentos. Um exemplo disso foi a plataforma criada por Beatriz Mizne, 7 anos, e Nathan Kulicovsky, 8, com a ajuda da instrutora Laís Dourado. No meio da farra, ocorrem lições de física, engenharia e programação. São cobrados 680 reais por semana, incluindo lanche. Funciona de segunda a sexta-feira, em dois períodos: 9h às 12h30 e 14h às 17h30. Recomendado a partir de 7 anos. Rua Harmonia, 896, casa 6, Vila Madalena, 99549-2005. Até 29 de julho.

O amor está no ar

Delicados e sincronizados, Alan Quinquinel e Flor Reeves protagonizam o “musical acrobático” A Menina e o Sabiá, que, a vários metros do chão, une dança e técnicas circenses em uma história de amizade e admiração que encanta mesmo sem ter falas. A inspiração vem da música Sabiá Lána Gaiola, de Hervê Cordovil e Mario Vieira. Aviso: crianças muito pequenas podem se assustar com o ambiente, bem escuro. Recomendado a partir de 2 anos (45 min). Teatro Anchieta, 3234-3000. Sáb., às 11h. Até 16 de julho. Grátis para crianças até 12 anos.

Batalha dos Planetários: Ibirapuera x Carmo

Freio no preço

Speedland, o maior kartódromo da cidade, preparou uma novidade para deixar pais e filhos felizes: um desconto de 50% nas baterias infantis. Por 35 reais será possível acelerar por quinze minutos nos 600 metros de pista coberta. As corridas são exclusivas para crianças a partir de 6 anos e que tenham até 1,5 metro de altura. Os menorzinhos poderão aproveitar os simuladores e autoramas, que também estão mais baratos. Rua Ulisses Cruz, 275, Tatuapé, 2159-3888. Seg. a sex., às 17h; sáb. e dom., 12h às 16h. Até o dia 31.

Para o alto e avante

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

No iFLY é preciso encarar ventos de até 300 quilômetros por hora em um simulador de 12 metros de altura. Quem topa o desafio tem a sensação de cair de paraquedas sem precisar pular de um avião. A experiência custa a partir de 249 reais, incluindo as instruções e dois saltos de um minuto cada — que parecem durar muito mais. Há um pacote especial de férias, entre 20 e 23 de julho. Pelo salgado preço de 2 196 reais (que podem ser divididos em até seis vezes no cartão), é possível experimentar dezessete “quedas” na sequência, além de receber dicas de manobras. Recomendado a partir de 3 anos. Avenida das Nações Unidas, 6873, 3031-0491. Seg. a dom., 10h às 22h.

Diversão direto da TV

Os fãs do canal Gloob poderão divertir-se no Shopping JK Iguatemi em cenários inspirados nos programas Alvinnn!!! e os Esquilos, Tem Criança na Cozinha e Buuu. Lá acontecem brincadeiras que vão do clássico tapete de Twister a uma superfície de teias elásticas. No Shopping Market Place, é o Discovery Kids que faz a festa, ao estilo geek, com insetos grandalhões e um espaço para aprender regras de trânsito, a partir do dia 8. Recomendado a partir de 4 anos. JK Iguatemi, 3152-6800. Seg. a sex., 14h às 19h30; sáb. e dom., 12h às 19h30. Até 10 de julho; Market Place, 3048-7000. Seg. a dom., 14h às 20h. Até 24 de julho.

+ Jogue melhor no Escape 60 com essas dicas

Dupla de sucesso

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

As piscinas de bolinhas gigantes não saíram mais do roteiro infantil da cidade. A novidade da vez é inspirada no filme Procurando Dory, que tem estreia prometida para quinta (30). No brinquedão de 230 000 esferas em tons de azul, verde e branco, que formam uma imensidão marítima, os pequenos encontram personagens do longa. Por uma sessão de quinze minutos, pagam-se 15 reais. Mooca Plaza Shopping, 3548-4502. Seg. a sáb.,10h às 22h; dom., 12h às 20h. Até 24 de julho.

Rodinhas motorizadas

Os hoverboards, ou skates elétricos, estão entre os brinquedos mais desejados do momento, com modelos que podem chegar a 5 000 reais. Com bem menos dinheiro, dá para se divertir com o aparelho em uma pista de 80 metros quadrados, por onde trafegam até dez pessoas por vez. Cobram-se 15 reais por vinte minutos. São Bernardo Plaza Shopping, 4128-2209. Seg. a sáb., 10h30 às 22h30; dom., 12h às 20h. Até 3 de julho.

Bruxaria na Serra

Localizada em um castelo de 7 000 metros quadrados, a Escola de Magia e Bruxaria, em Campos do Jordão, quer ser a “Hogwarts” brasileira. Aviso: apesar da inspiração clara, não se trata de um licenciamento da saga dos livros de J.K. Rowling. Os interessados serão divididos em quatro casas e vão frequentar aulas como “cultura trouxa”, ministradas por atores, e disputar torneio de quadribola. O pacote no valor mínimo de 1 850 reais, com três diárias, inclui hospedagem em um quarto de até catorze pessoas e três refeições.

A primeira edição, com 220 vagas, tinha início previsto para sexta (24). Já estão sendo vendidos ingressos para agosto. Porém, fique atento: depois do fechamento da revista, os organizadores precisaram cancelar a primeira edição do evento devido a um problema jurídico com a locação da escola. A idade mínima é 14 anos e os hóspedes podem ser acompanhados dos pais. Mais informações: www.escolademagiaebruxaria.com.br ou (11) 2368-1604.

Panela de pressão 

Escape_Kitchen 3
A nova Escape Kitchen do Escape 60, na unidade de Moema (Foto: Divulgação)

Na recém-inaugurada sala Kitchen do Escape 60, dois grupos procuram pistas para encontrar o antídoto contra o veneno que os mantém ali. Custa entre 69 e 79 reais por pessoa, a depender do dia e do horário. A brincadeira dura uma hora. Recomendado a partir de 8 anos (crianças acompanhadas dos pais). Alameda dos Jurupis, 1479, Moema, 5042-0064. Seg. a dom., 10h às 22h20.

+ Tenho 33 anos e fui sozinha ao Mar de Bolinhas

Adrenalina imóvel

Com óculos de realidade virtual, o simulador de montanha-russa é sensação em shopping. É tão real que algumas crianças gritam. Está em cerca de dez locais, entre eles SP Market, Tietê Plaza, Santana Parque e Mooca Plaza. Preço médio: 10 reais, de três a cinco minutos. A recomendação etária varia de acordo com o lugar.

Olho no lance

A Campus Experience do Real Madrid é uma escolinha de futebol express. Os 1 650 reais pagos por uma semana incluem uniforme e treinos com técnicos das categorias de base do time espanhol. Recomenado a partir de 7 anos. Rivellino Sport Center. Avenida Roque Petroni Jr., 759, Brooklin, 5042-1764. Seg. (18) a sex. (29), 8h às 17h.

Cebolinha no cinema

Parque da monica
No Parque da Mônica, as crianças poderão assistir de dentro de carrinhos a dezesseis minutos de histórias da turma (Foto: Mário Rodrigues)

A partir de 5 de julho, o Parque da Mônica terá uma atração extra: o Cine-Gibi. Ao estilo dos antigos drive-ins, as crianças poderão assistir de dentro de carrinhos a dezesseis minutos de histórias da turma. Recomenado a partir de 3 anos. Shopping SP Market, 5693-2200. Ter. a sex., 11h às 18h; sáb. e dom., 11h às 19h. R$ 139,00 (passaporte para o parque). Até 31 de julho.

 

  • Veja São Paulo Recomenda

    Atualizado em: 23.Jun.2016

    Uma seleção dos melhores programas culturais e endereços para comer e beber
    Saiba mais
  • Cartas da edição 2484

    Atualizado em: 23.Jun.2016

  • Instant Article

    Confira as novidades da semana do Terraço Paulistano

    Atualizado em: 1.Dez.2016

    Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos e empresários que são destaque na cidade
    Saiba mais
  • Segundo delação premiada, ele teria recebido dinheiro do mensalão; quatro candidatos aparecem empatados nas eleições mais imprevisíveis dos últimos tempos
    Saiba mais
  • Denunciante da máfia do ISS, a modelo e publicitária - presa por crimes como agressão - fez amizade com Suzane Richthofen e coleciona insultos contra carcereiras e colegas de cela
    Saiba mais
  • Com decoração rebuscada, taças lambuzadas de chocolate e subcelebridades, o restaurante da Zona Leste atrai 1 000 pessoas por fim de semana
    Saiba mais
  • Festas são regadas a som no último volume, drogas, pouco policiamento e muitas reclamações
    Saiba mais
  • Peças descoladas são vendidas em eventos como a Jardim Secreto Fair
    Saiba mais
  • Tem compartilhamento de bicicletas, áreas para pets e professores particulares
    Saiba mais
  • De aquecedor a conjunto de xícaras, confira itens para esquentar a casa e o corpo durante a temporada de temperaturas baixas
    Saiba mais
  • Italianos

    Nico Pasta & Basta

    Rua Costa Aguiar, 1586, Ipiranga

    Tel: (11) 2068 3000

    VejaSP
    11 avaliações

    Sempre há novidades na casa italiana que faz parte do grupo de restaurantes e bares do delegado Osvaldo “Nico” Gonçalves. Aliás, o policial acaba de virar uma massa por lá. É o espaguete à nico (R$ 65,00), preparado dentro de um queijo grana padano cujas raspas são flambadas com brandy até se transformarem num molho cremoso, finalizado com presunto cru e manjericão. O saboroso linguado pode vir com um risoto à parmigiana cozido além do ponto (R$ 63,00). Felizmente, os figos dourados no açúcar sobre biscoito e creme de mascarpone (R$ 23,00) deixam uma boa lembrança.

    Preços checados em setembro/outubro de 2016.

    Saiba mais
  • Franceses

    La Casserole

    Largo Do Arouche, 346, Centro

    Tel: (11) 3331 6283

    VejaSP
    4 avaliações

    Com tantos endereços franceses que ficaram pelo caminho, como o La Paillote, tristemente fechado em maio aos 63 anos, o Casserole segue inabalável. Contam para essa enorme vitalidade o comando seguro da restauratrice Marie-France Henry e a qualidade da cozinha. A clássicos como o filé au poivre (R$ 69,00) vieram se somar bem-vindas novidades como a deliciosa porção de moules frite (R$ 57,00), mexilhões cozidos num caldo aromático de ervas, vinho e creme de leite para ser saboreados com fritas gordinhas e douradas. Os profiteroles (R$ 28,00) encerram.

    Preços checados em setembro/outubro de 2016.

    Saiba mais
  • Chope e cerveja

    BrewDog Bar

    Rua dos Coropés, 41, Pinheiros

    Tel: (11) 3032 4007

    VejaSP
    14 avaliações

    É um dos muitos bares da BrewDog espalhados pelo mundo. Fica em frente ao Instituto Tomie Othake e ocupa um espaço de jeitão hipster: concreto por todo lado, neons, lampadinhas... Algo mudou por lá. A casa acabou cedendo e botou funcionários para atenderem mesas — antes, os pedidos eram feitos no balcão. A oferta já foi mais surpreendente, mas ainda dá para encontrar pedidas como o gaúcho Barco Thai Weiss (R$18,00), bem fresco. Montado em brioche macia, o sanduba chicken mayo (R$ 22,00) traz um filezão de frango empanado, bem crocante,junto de alface, tomate e molho aïoli.

    Preços checados em setembro/outubro de 2016.

    Saiba mais
  • Quer provar canjiquinha com um misto de carnes defumadas e espinafre, feita por Ilmar de Jesus, do restaurante belo-horizontino Casa Cheia, ou então o arroz cremoso de frutos do mar com cubos de queijo de coalho de Wanderson Medeiros, do Picuí de Maceió? Eis a chance: esses e outros chefs de todo o país estarão reunidos no Festival Fartura, que ocorre pela primeira vez em São Paulo neste sábado (25/6) e no domingo (26/6), no Jockey Club. Além da oferta de pratos, vendidos por preços que vão de R$ 6,00 a R$ 25,00, o evento promovido pelos líderes do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes (MG) conta com espaço para degustação, demonstração ao vivo de receitas e aulas teóricas com especialistas como Juliana Motter, da Maria Brigadeiro, e Isabela Raposeiras, do Coffee Lab. Há ainda apresentação de música e de teatro, além de espaço dedicado a food trucks.
    Saiba mais
  • Formada por Juliana Balsalobre e Mariana Quinan, a dupla Las Cabaças completa dez anos de estrada. Responsáveis por dar vida às simpáticas palhaças Bif e Quinan, as artistas prepararam uma mostra comemorativa no Sesc Pompeia. Dos seis anos em que moraram em Alter do Chão, no Pará, veio a inspiração para Divagar e Sempre, em cartaz neste sábado (25/6) e no domingo (26/6). As personagens viajam por um imenso rio a bordo de uma canoa — na verdade, uma rede azul. Seu destino fca incerto para o público, mas o trajeto é rico em detalhes sobre os hábitos dos povos ribeirinhos amazônicos. No palco, são abordados temas como o medo da solidão e a importância da amizade e da capacidade de soltar a imaginação. Alerta de spoiler (de leve): as duas trombam com uma onça gigante, que dança e arranca gargalhadas de meninos e meninas. De sábado (2/7) a 7 de agosto, tem vez a inédita Dia da Caça. No enredo, um terrível torcicolo de Bif atrapalha os planos das amigas de buscar o que comer. Em sequência, nos dias 13 e 14, aproveite para conferir Semi-Breve, uma nova versão de números tradicionais de clown. Luciana Viacava assina a direção das peças. Para terminar, nos dias 20 e 21, às 11 e às 15 horas, rola contação de histórias grátis. Até 21/8/2016.
    Saiba mais
  • Nos últimos catorze anos, o Prêmio Brasil Fotografia condecorou 200 profissionais brasileiros. Pela primeira vez, o evento acontece no Espaço Cultural Porto Seguro, onde foi montada uma mostra com obras dos doze ganhadores de sua edição mais recente. Sob a lente da seleção do curador Cildo Oliveira, destacam-se obras como as do paulistano Diego Lajst. Ele é autor de uma sequência de retratos feitos no ano passado em Paris, com refugiados africanos. Os imigrantes só aceitaram posar depois de receberem a promessa de que ganhariam as fotos para tirar o passaporte. Na exposição, as ampliações em formato de 80 por 60 centímetros tornam o olhar desses personagens ainda mais penetrante. Convidada para a próxima Bienal de São Paulo, que acontece em setembro, a brasiliense Bárbara Wagner apresenta o colorido ensaio Crentes e Pregadores. Com um toque kitsch, ela mostra fiéis em meio ao universo em expansão das igrejas evangélicas. Ironicamente, no trabalho de Letícia Ranzani não há fotografias: com base em frases extraídas do aplicativo de namoro Tinder, o público constrói imagens da fisionomia de mulheres que tentam encontrar possíveis parceiros com a ajuda da ferramenta digital. A exposição também homenageia o baiano Evandro Teixeira, que tem no currículo prêmios de concursos internacionais da Nikon e da Unesco graças a trabalhos publicados em veículos como o extinto Jornal do Brasil. O profissional, que continua na ativa aos 81 anos, produziu ao longo de sua carreira flagrantes de personalidades como Carlos Drummond de Andrade e da rainha Elizabeth II em momentos descontraídos. Até 14/8/2016.
    Saiba mais
  • Musical / Drama

    O Avesso do Claustro
    VejaSP
    Sem avaliação
    Criada em 2007, a paulistana Cia. do Tijolo se caracteriza pelo mergulho lírico no legado de grandes nomes da cultura. O poeta cearense Patativa do Assaré (1909- 2002) foi a base para a peça Concerto de Ispinho e Fulô e o dramaturgo espanhol Federico García Lorca (1898-1936) inspirou uma discussão sobre regimes autoritários em Cantata para um Bastidor de Utopias. Espetáculo da vez, o drama musical O Avesso do Claustro recupera um importante nome da história recente, dom Hélder Câmara (1909-1999), chamado de bispo vermelho pela postura esquerdista no tempo dos militares. Baixinho, hábil comunicador e persistente em suas ideias, ele se fez grande ao dar voz aos direitos humanos mundo afora e rendeu dores de cabeça aos ditadores. Sob a direção de Rodrigo Mercadante e Dinho Lima Flor, também intérprete do protagonista, a montagem funde a biografia de Câmara com cenas de três personagens fctícios. Um pesquisador em visita ao Recife, uma mulher que amarga um duro cotidiano em São Paulo e uma cozinheira do Rio de Janeiro funcionam como conexão entre o religioso e a plateia. O excesso narrativo da dramaturgia coletiva é disfarçado pela bela trilha sonora e imagens funcionam como complemento das situações apresentadas. Parte do público também é convidado a tomar goles de vinho, saborear uma sopa e participar da simulação de uma missão em que os pés dos féis são lavados. A Cia. do Tijolo dá nova prova de fôlego e promove uma oportuna discussão em relação à fé e ao posicionamento político. Se a duração é um tanto extensa, afinal são 170 minutos, a maior das compensações vem na derradeira cena, em que um lindo e poético Carnaval toma conta do teatro. Lilian de Lima, Karen Menatti e Flávio Barollo, além dos músicos Aloísio Oliver, Maurício Damasceno, Leandro Goulart e William Guedes, completam o elenco. Estreou em 3/6/2016. Até 3/7/2016.
    Saiba mais
  • Projeções da cantora Nina Simone montam o clima da homenagem protagonizada pela cantora inglesa Jesuton ao lado do grupo AfroJazz. Entre as versões repaginadas da cantora americana estão I Loves You, Porgy, Feeling Good e I Put a Spell on You. Dia 20/11/2016
    Saiba mais
  • À sombra do asilo

    Atualizado em: 23.Jun.2016

Fonte: VEJA SÃO PAULO