Copa

Rodízio vai valer das 7h às 20h na segunda (23)

A medida do prefeito Fernando Haddad tenta minimizar os problemas com o trânsito no dia do terceiro jogo do Brasil

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

transito - copa
Motoristas enfrentaram congestionamento no dia do jogo do Brasil contra o México (Foto: Roberto Setton)

Após o caos no trânsito na tarde de terça-feira (17), o prefeito Fernando Haddad tentou entrar em acordo com os vereadores para decretar feriado municipal na próxima segunda-feira (23), dia do terceiro jogo do Brasil na Copa. A partida contra Camarões ocorre às 17h, em Brasília. Os vereadores, porém, negaram o pedido - a base do prefeito não conseguiu votos suficientes para aprovar o projeto.

Para tentar contornar eventuais problemas de tráfego na capital, Haddad decidiu prolongar o horário do rodízio de veículos, que vai valer das 7h até 20h na segunda (23) - aplicável às placas com final 1 e 2. Decretou também ponto facultativo para todo o funcionalismo público (exceto os serviços essenciais). Fica mantida a dispensa das aulas nas escolas municipais para dia de jogo do Brasil. 

Além do jogo do Brasil, a segunda-feira também terá confronto entre Holanda e Chile, às 13h, na Arena Corinthians, o que deve mobilizar um grande número de torcedores que vão conferir o jogo. 

+ Cassetas lamentam oito anos da morte de Bussunda

Para conseguir viabilizar a proposta rapidamente, a prefeitura criou uma emenda a um projeto que já tinha sido votado em primeira discussão. A manobra não deu certo. Haddad ainda pode pedir uma sessão extraordinária na Câmara na sexta-feira (20) e tentar aprovar a medida em caráter emergencial.  

+ Personalidades palpitam sobre temas do Mundial

Ontem, dia do jogo entre Brasil e México, às 16h, em Fortaleza, os paulistanos foram liberados mais cedo do trabalho. Uma hora antes da partida, a cidade registrou 302 quilômetros de congestionamento. Por conta do excesso de carros na rua, muitos acompanharam o início do confronto presos no trânsito. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO