Arte

Evento beneficente em Pinheiros vende obras de artistas consagrados

A CompartiArte acontece nesta quinta (18) e sexta (19) no Centro Brasileiro Britânico

Por: Julia Flamingo - Atualizado em

nelson leirner_quadro a quadro
Obra de Nelson Leirner está entre os cerca de sessenta artistas assinam peças à venda na feira beneficente (Foto: Divulgação)

As empresárias Cleusa Garfinkel e Angela Akagawa são conhecidas por suas coleções de arte e, mais ainda, pela paixão e interesse neste cenário paulistano. Dona da seguradora Porto Seguro, Cleusa Garfinkel faz doações frequentes a grandes instituições como a Pinacoteca, o MAM e o Museu de Arte do Rio (MAR). Ela encontrou a parceira perfeita, Angela Akagawa, influente no mercado de turismo de luxo, para que criassem um evento beneficente: a CompartiArte.

A 3ª edição da mostra acontece na próxima quinta (18) e sexta (19), no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros, com entrada gratuita. Desta vez, o resultado das vendas das obras será revertido em benefício da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes) - que há 100 anos realiza programas sociais nas áreas de saúde, educação e cultura - e da ONG Share, formada por alunos e pais da escola Chapel para ajudar comunidades carentes.

+ Portinari é redescoberto em mostra do Masp

Cerca de sessenta artistas renomados como Albano Afonso, Bartolomeo Gelpi, Caio Reisewitz, Cássio Vasconcelos, Cláudio Edinger, Dudi Maia Rosa, Nelson Leirner e Edgard de Souza doaram suas obras para o evento, que funciona com a ajuda de um grupo de voluntários. Para os compradores há os seguintes benefícios: preços pelo menos 10% mais baixos do que os das galerias e, claro, a possibilidade de ajudar diretamente instituições que promovem ações sociais frequentes.

Agnaldo Farias, um dos maiores curadores brasileiros (foi responsável pela curadoria da 29ª Bienal de São Paulo, em 2010), também participa do evento. Ele ministrará a palestra "Panorama da Arte Contemporânea" na sexta (19), entre 17h30 e 19h30, e as incrições (grátis) podem ser feitas pelo e-mail contatocompartiarte@gmail.com.

Fonte: VEJA SÃO PAULO