Ar livre

Feira alemã de rua reúne comidinhas e atrações gratuitas

O evento fecha quatro ruas do Brooklin neste fim de semana com barraquinhas de comidas típicas e apresentações temáticas

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

MaiFest 2013
A MaiFest reúne mais de 200 atrações gratuitas no Brooklin (Foto: Divulgação)

Durante todo o sábado (24) e domingo (25), a 15ª edição da MaiFest traz o clima da Alemanha para a capital paulista. A festa ocorre no quadrilátero que envolve as ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, no bairro do Brooklin, Zona Sul da cidade.

+ Saiba a programação oficial do Ano da Alemanha no Brasil

O público pode conhecer detalhes da cultura germânica por meio de manifestações culturai do país, comidinhas e ainda conferir uma homenagem ao centenário do músico Dorival Caymmi, com as apresentações de bandas e grupos ao longo dos quatro palcos espalhados pelas ruas. A partir das 8h do domingo (25), ocorre uma caminhada pelas vias do bairro.

Cerca de 200 atrações como dança, circo, teatro, performances folclóricas, música e exposições completam a animação dos visitantes que forem ao local das 10h às 22h. Celebrando também o início da primavera alemã no país, a entrada para o evento é gratuita e inclui ainda sessões de cinema ao ar livre, projetado na parede de dois estabelecimentos da região, com cadeiras para acomodação.

MaiFest 2013
O público pode conhecer a culinária alemã durante o evento (Foto: Divulgação)

Da Alemanha, o público pode apreciar pratos típicos como o tradicional chucrute (repolho fermentado) e os salsichões: weisswurst (salsicha branca), bratwurust (salsicha de carne de porco e vitela) e salsicha cervela, todos servidos com dois tipos de mostarda.

Quem quiser entrar de vez na dança, pode pedir um einsbein (joelho de porco servido com batata e chucrute), kassler (bisteca do porco defumada), páprika schnitzel (carne de porco com molho de páprika), kartoffelpuffer (panqueca de batata frita com vários recheios doces e salgados). Para sobremesa, a dica é o apfelstrudel (torta de maçã com massa folhada, passas e canela). 

MaiFest 2013
Danças típicas comemoram o Ano da Alemanha no Brasil na MaiFest (Foto: Divulgação)

Além da culinária típica alemã, a MaiFest traz ainda os mais variados acepipes e pratos de diversas regiões do Brasil como acarajé, cocada, pão de queijo, tudo regado a muito chope gelado. Este ano o tema central da XIV MaiFest é Primaveira Cultural sem Fronteiras. Alemanha nas Ruas do Brooklin.

Fonte: VEJA SÃO PAULO