Gente

Após assumir ser gay, "ex-colírio" quer assumir militância

Federico Devito vai usar fama nas redes sociais para ajudar seguidores a saírem do armário; próximo video do vlog terá a própria mãe falando sobre aceitação

Por: Silas Colombo

colirio capricho
Federico Devito: mensagens de apoio após anúncio na internet (Foto: Reprodução Instagram)

Em 2008, o garoto Federico Devito virou alvo de gritos agudos e dedicatórias em diários de garotas por todo o Brasil. Na ocasião, ele foi eleito o "Colírio Capricho", em um concurso virtual da revista Capricho, que buscou "gatos anônimos" do país no blog Vida de Garoto.

Ao lado de Caíque Nogueira e Dudu Surita, filho do apresentador Emílio Surita, do programa Pânico na Band, Devito protagonizou um reality-show na MTV e emprestou seu rosto e corpo para diversos editoriais.

Hoje, aos 22 anos e trabalhando como publicitário, soma 635 000 seguidores no Twitter e 168 000 no Instagram. Mas foi em seu vlog no Youtube que no domingo (23) surpreendeu a legião de fãs - na maioria do sexo feminino - com um anúncio sobre a sua orientação sexual.

"Meu nome é Federico Devito e eu sou gay, e daí?. É isso mesmo. Não tem nada demais. É apenas um fato. Não tem nada demais ser gay", diz Devito: "Não tenho que tratar isso como algo surreal ou algo estranho ou algo difícil de dizer. Mas porque eu estou gravando esse vídeo? Tudo começou com uma foto postada ao lado do meu ex em meu perfil no Instagram. Essa foto tinha uma legenda subentendida. E muita gente entendeu".

colirio capricho
Federico Devito: mensagens de apoio após anúncio na internet (Foto: Reprodução Instagram)

Depois da postagem da tal foto, ele passou a receber dezenas de emails de garotos que, como ele, um dia tiveram dificuldade de se assumir. "Você é o que você é e vai ser mais feliz se admitir isso para si mesmo", aconselha Devito.

O video já tem mais de 220 000 visualizações - frente à média de 10 000 das outras publicações - e gerou uma enxurrada de comentários. "Agora perdi minhas esperanças de vez", escreveu uma seguidora. Outros tantos postaram que já desconfiavam ou sabiam que ele era gay. A maioria, no entanto, apoiou o rapaz: "Parabéns pela iniciativa. Mandou muito!".

colirio capricho
Foto postada no começo do ano já dava dicas sobre sua orientação sexual (Foto: Reprodução Instagram)

Mesmo na época em que causava furor nas adolecentes, esse não era o foco de Devito. "Eu sempre soube disso pra mim. Eu só não falava abertamente e também não achava um problema. Era assunto meu até saber que podia de alguma forma incentivar meus seguidores. Mas demorou", diz.

A repercussão positiva do evento motivou o rapaz a usar seus canais para colocar em prática a ajuda aos outros jovens LGBT a se assmumirem e se aceitarem. Ele conta que os próximos vídeos, por exemplo, terão foco maior na temática gay, aproveitando que seu publico agora é 60% masculino e 40% feminino (antes do anúncio a proporção era inversa).

"O próximo episódio do vlog terá a participação da minha mãe", conta o publicitário, que vai abordar a dificuldade da aceitação na familia. "Depois de um tempo complicado, meus pais me aconselharam a ser autêntico para ser feliz", diz Devito.

Assista ao vídeo com a declaração:

Fonte: VEJA SÃO PAULO