Continua após publicidade

Fantasias no Jabaquara

Por Matthew Shirts
Atualizado em 5 dez 2016, 11h48 - Publicado em 11 dez 2015, 23h00

Na dúvida, sigo a garota vestida de personagem do seriado Game of Thrones pela saída da Estação Jabaquara do metrô. Só pode estar a caminho da Comic Con Experience, tal como eu e muitos outros nesta manhã nublada de quinta-feira em São Paulo. Atravessamos uma rua, depois outra. A maioria veste bermuda, short e camiseta, além de usar tatuagens, mas há alguns fantasiados na multidão. Vejo um Harry Potter caprichado. Parece o próprio, meu Deus. Passamos diante de um pequeno acampamento de moradores de rua. Estão animados com o movimento. Ouço um deles, magrelo de tudo, sem camisa, contando entusiasmado aos colegas incrédulos que viu “Super-Homem e Batman… juntos!”. Parece cena de filme.

+ Fãs fantasiados roubam a cena no primeiro dia de Comic Con Experience

A Comic Con Experience é um evento que reúne fãs de gibis, seriados, videogames, livros e filmes. Começou em San Diego, na Califórnia dos anos 70, e ganhou o mundo nas últimas décadas com a explosão da cultura geek. Um amigo e consultor para assuntos pop me espera lá dentro do São Paulo Expo, mais conhecido como Centro de Exposições Imigrantes. Está em obras, descubro, ao desembarcar do ônibus que nos traz de lá dos lados do metrô. Uma confusão. Mas isso não parece incomodar ninguém. Uma pequena multidão aguarda nas filas de entrada, dentro da garagem do edifício. Passo por uma Mulher-Maravilha, que acaba de se vestir detrás de um pilar de concreto, juro (por Deus). É a segunda cena de filme a que assisto na vida real.

Encontro meu camarada próximo do auditório, ao lado de um placar eletrônico grande a mostrar o número de dias que faltam para o lançamento do novo Star Wars. Meu amigo começa a me apresentar as atrações do evento. Com gosto, diga-se. Na lojinha movimentada de uma editora, jovens folheiam, concentrados, capas de gibis, tal e qual acontece no seriado Big Bang Theory, um dos meus favoritos. Vejo com espanto em outro estande popular que acrescentaram terror à última versão para o cinema da obra clássica da autora inglesa Jane Austen, que se chama, agora, Orgulho e Preconceito e Zumbis. Há um número admirável de títulos traduzidos do japonês. Autores nacionais e estrangeiros assinam suas criações, sentados lado a lado em longas mesas.

Continua após a publicidade

O evento aproxima o leitor à obra e o espectador ao filme, concluo ali nos corredores do local. Os jogadores podem ver como se faz a modelagem dos videogames. Os personagens de todos esses formatos circulam fantasiados livremente pela realidade, como se fosse dia de Carnaval. Há cursos de maquiagem para quem quer brincar de cosplay. Atores famosos respondem a perguntas. Mauricio de Sousa, em holograma, supervisiona o trabalho de desenhistas de carne e osso.

Alegra o meu coração ver a ficção firme e forte, divertida e animada entre as gerações mais jovens. Tudo ali me faz lembrar um livro genial, lido recentemente, Sapiens: uma Breve História da Humanidade, no qual Yuval Noah Hararai afirma ser ela, a ficção, a condição da civilização. É o que nos distingue dos outros animais, segundo o autor. Penso nisso no ônibus, rumo à Estação Jabaquara, na saída do evento. A meu lado viaja um guerreiro sith. Longa vida à Comic Con de São Paulo!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.