Cidade

Fantasia de macaco em criança causa polêmica e pai pede desculpas

“Muitos podem ver um macaco na fantasia de ontem. Eu vejo o melhor amigo do Aladdin”, escreveu o pai do menino em rede social

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

polemica post 2
Fotos da família circularam pelas redes sociais e eles foram acusados de racismo  (Foto: Reprodução / Facebook)

Acusado de racismo, o pai de uma criança negra que foi fantasiada de macaco para curtir blocos de carnaval em Minas Gerais se justificou pelas redes sociais e pediu desculpas nesta segunda (8). “Muitos podem ver um macaco na fantasia de ontem. Eu vejo o melhor amigo do Aladdin, que vai conhecer o mundo ideal com ele e a Jasmine. Sem preconceitos e com muito, mas muito amor”, explicou Fernando Bustamante em sua página no Facebook.

+ Envolvido em caso de agressão, bar Quitandinha não abre no Carnaval

Ele e sua mulher viraram alvos de críticas ao fantasiarem o filho do macaco Abu, personagem do desenho animado Aladdin. A foto foi tirada em um bloco de carnaval em Belo Horizonte e tornou-se um viral na rede social. Eles foram acusados de racismo. “Sabe porque ele acha normal, porque é branco e nunca foi chamado de macaco, chimpanzé, neguinho, cara de mico, e muitos outros apelidos racistas”, disse um dos comentários em uma das postagens.

Em entrevista ao jornal Extra, Fernando disse que foi “ingenuidade” da parte dele ter escolhido a fantasia para o filho adotivo. “No mundo ideal, a gente não teria que ter ressalva em escolher uma fantasia para o nosso filho. Fui muito idealista, talvez tenha que ser mais realista. O Abu é o melhor amigo do Aladdin, o confidente e companheiro dele. O Mateus é isso para mim. A escolha foi por isso e não por ser um macaco. Poderia ser qualquer animal, um pássaro... Não pensamos em outra coisa. A fantasia fazia parte do acervo do nosso trabalho, disse Fernando.

Segundo o jornal, ele agora está preocupado com a integridade física e mental da família. " Tenho recebido muitas mensagens de ódio. Foram duas mil mensagens ao todo, entre apoio e crítica. A foto da internet é descontextualizada”, disse. 

Fernando - 1
O pai do menino que usou fantasia de macaco pede desculpas em sua página no Facebook (Foto: Reprodução / Facebook)

+ Confira as últimas notícias 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO