Eleições

Família Sarney sofre derrota no Maranhão

Candidato apoiado por Roseana Sarney, Lobão Filho, é derrotado por Flávio Dino, seu maior opositor, que se elegeu governador no primeiro turno

Por: VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Flavio Dino
Flávio Dino foi eleito governador do Maranhão no primeiro turno (Foto: Reprodução)

A família Sarney sofreu uma derrota política no Maranhão. Flávio Dino (PC do B) foi eleito governador do estado no primeiro turno nesse domingo (5), com 63% dos votos válidos. Ele venceu Lobão Filho (PMDB), candidato apoiado pela família Sarney, que teve 33% dos votos válidos.

+ Geraldo Alckmin se reelege governador de São Paulo

+ Conheça os deputados federais mais bem votados em São Paulo

Uma das principais bandeiras de Dino foi dobrar o número de policiais em todo o estado para conter os problemas de segurança pública, em especial, no sistema carcerário maranhense, que ganhou manchetes negativas em 2013, com rebeliões no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Em 2010, Dino foi derrotado por Roseana Sarney para o governo do Maranhão. Meses depois, foi nomeado como presidente da Embratur, função em que ficou até março deste ano.

+ PT foi "pedra no meio do caminho", diz Suplicy sobre derrota

+ Vereadores migram para Brasília e para a Assembleia Legislativa

Mas a derrota da família não foi completa: Filho do ex-presidente José Sarney (PV-PMDB), Sarney Filho foi o quinto deputado federal mais votado do Maranhão, com mais de 90 000 votos.

+ Resultado das eleições no Brasil repercute na imprensa internacional

José Sarney votou de manhã em Macapá e logo pegou um voo para São Luiz do Maranhão, onde acompanhou as eleições no estado. O ex-presidente abdicou de concorrer ao Senado pelo Amapá depois de ocupar a cadeira no Congresso Nacional por três mandatos.

Fonte: VEJA SÃO PAULO