Continua após publicidade

Faixas de ônibus paralelas à Paulista criam ‘gargalos’

Elas serão acionadas sempre que a avenida estiver interditada para carros

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 27 dez 2016, 16h44 - Publicado em 11 jul 2016, 11h01

O primeiro dia de funcionamento das faixas exclusivas de ônibus neste domingo (10) nas vias paralelas à Avenida Paulista registrou aumento de lentidão para carros e redução do tempo de viagem para os passageiros de ônibus.

Alguns motoristas de automóveis se confundiram com a nova regra e invadiram a faixa exclusiva. Consultada, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que a multa, no valor de R$ 191,54 e sete pontos na CNH, começará a valer a partir do dia 18.

As novas faixas à direita serão acionadas sempre que a Avenida Paulista estiver interditada para carros, como em dias de protestos ou aos domingos, quando a via é fechada para o tráfego de veículos. No sentido Paraíso, a faixa foi instalada na Alameda Santos e em parte das ruas Cubatão e Abílio Soares. Já no sentido Consolação, a via para circulação exclusiva dos coletivos foi montada nas ruas Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal e Antonio Carlos.

+ Confira a previsão do tempo para a semana

Continua após a publicidade

No início da tarde, o trânsito se concentrava no trecho da Alameda Santos entre as ruas da Consolação e Padre João Manuel. A lentidão começava antes mesmo do acesso para a via, já na Avenida Doutor Arnaldo. No sentido Consolação, a lentidão se concentrava na Rua Antonio Carlos, entre a Frei Caneca e a Consolação. “Aos domingos, levo uns dez minutos, mas hoje levei uns quinze. E só vi dois ônibus passando pela faixa. Acredito que não tinha necessidade de montar uma faixa só para eles”, diz a analista de Marketing Bruna Hsu, de 27 anos, parada no sentido Paraíso.

Já entre os motoristas e passageiros de ônibus, o alívio no tempo de viagem foi sentido. “Já cheguei a demorar trinta minutos aqui (também no sentido Paraíso), mas hoje levei vinte minutos”, diz o promotor de Merchandising Erik da Silva, de 25 anos. O motorista de ônibus Geraldo Gomes Rodrigues, de 60 anos, também aprovou a mudança. “Hoje foi rapidinho.”

A CET instalou banners com a nova recomendação, além de placas com sinais amarelos piscantes para informar sobre o funcionamento da faixa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.