Cidade

Faixa exclusiva de ônibus é inaugurada na Marginal Pinheiros

Trecho inicial tem extensão de 7,8 quilômetros em ambos sentidos; dois novos percursos serão instalados ao longo do mês de julho

Por: Redação VEJA SÃO PAULO

Trânsito - Marginal Pinheiros - 2246
Marginal Pinheiros ganha faixa exclusiva de ônibus (Foto: Fernando Moraes)

Os motoristas que passam pela Marginal Pinheiros devem agora redobrar a atenção. Nesta segunda (1) entreou em vigor na via uma faixa exclusiva para ônibus, que funciona das 6 às 9 horas e das 17 às 20 horas, de segunda a sexta. A expectativa da Prefeitura é que a velocidade média dos ônibus passe de 14 para 25 quilômetros por hora. As próximas duas etapas do trecho devem ser inauguradas nos dias 8 e 15 deste mês e nas próximas três semanas passa a valer a multa para quem trafegar pelas faixas.

+ Saiba como fica a temperatura para esta semana na cidade

À princípio, o percurso sentido Interlagos vai das Nações Unidas, entre a Rua Professor Leme da Fonseca e a Avenida Interlagos, somando 3,6 quilômetros. No sentido oposto, que segue na direção da Rodovia Castelo Branco, a faixa está fixada entre as avenidas Interlagos e Mário Lopes Leão, com 4,2 quilômetros de extensão.

A outra etapa a ser inaugurada na próxima segunda (8) passa pelas avenidas Alcides Sangirardi, Marginal Pinheiros e Major Sylvio de Magalhães Padilha (pista local da Marginal), sentido Interlagos. Da Ponte Ary Torres, vai até o acesso à Avenida João Dias, com 5,8 quilômetros de extensão. A outra fase do projeto (prevista para o dia 15) será feita no sentido Castelo Branco, entre a Avenida Mário Lopes Leão e a Ponte Ary Torres, com cerca de 7,4 quilômetros de extensão.

Quando concluída, a faixa da Marginal será a maior da cidade, somando 21 quilômetros de extensão. Ela faz parte de um pacote, anunciado pelo prefeito Fernando Haddad na última semana, que prevê 220 quilômetros de faixas exclusivas na cidade até o final deste ano. Desde o começo de 2013, a cidade ganhou mais de 60 quilômetros de pista somente para os ônibus, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Até o momento não estão sendo registradas multas para quem trafegar pela faixa exclusiva de ônibus da Marginal. A cobrança da taxa passa a valer nas próximas três semanas. O motorista altuado deverá pagar 53,20 reais e terá três pontos anotados em seu prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No último dia 16, faixas exclusivas foram implantadas ao longo da Marginal do Tietê, somando 12,7 quilômetros. A aplicação de multas no local passou a valer no dia 24 de junho.

Fonte: VEJA SÃO PAULO