Tecnologia

Dono do Facebook aparece no terceiro lugar em lista da Forbes

Com crescimento de 15 bilhões de dólares em seu patrimônio, Mark Zuckerberg está atrás de Bill Gates e Larry Ellison entre os mais ricos dos EUA na área de tecnologia

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Mark Zuckerberg Facebook
O criador do Facebook, Mark Zuckerberg: o terceiro mais rico dos EUA na área de tecnologia (Foto: Divulgação)

Após mais do que triplicar o valor de sua empresa nos últimos dois anos, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, galgou posições entre os mais ricos dos Estados Unidos. Segundo a lista publicada nesta segunda (29) pela revista americana Forbes, o proprietário da gigante das redes sociais detém o terceiro maior patrimônio do país na área de tecnologia. No ano passado, ele figurava na sexta colocação nesta relação.

Com 34 bilhões de dólares, 15 bilhões a mais que em 2013, Zuckerberg é o 11º colocado no ranking geral, com a maior acumulação de capital nos últimos doze meses entre todos os 400 integrantes do levantamento.

A lista no setor de tecnologia continua sendo liderada pelo dono da Microsoft, Bill Gates, o homem mais rico dos Estados Unidos, com um patrimônio estimado em 81 bilhões de dólares. À frente de Zuckerberg também está Larry Ellison, um dos fundadores da Oracle, desenvolvedora de equipamentos e programas, com 50 bilhões de dólares.

Entre os bilionários da Forbes, há quatro novatos da área de tecnologia: Jan Koum e Brian Acton, do WhatsApp; Evan Williams, do Twitter; e Travis Kalanick, do Uber. Dos 52 maiores nomes do setor, apenas três viram seu patrimônio diminuir no último ano. São eles Pierre Omidyar, do EBay; Reid Hoffman, do LinkedIn; e Eric Lefkofsky, do Groupon.

Juntos, os dez maiores empresários americanos de tecnologia estão 23% mais ricos do que há um ano. Veja o patrimônio atual de cada um:

1º) Bill Gates (Microsoft) - 81 bilhões de dólares

2º) Larry Ellison (Oracle) - 50 bilhões de dólares

3º) Mark Zuckerberg (Facebook) - 34 bilhões de dólares

4º) Larry Page (Google) - 31,5 bilhões de dólares

5º) Sergey Brin (Google) - 31 bilhões de dólares

6º) Jeff Bezos (Amazon) - 30,5 bilhões de dólares

7º) Steve Ballmer (Microsoft) - 22,5 bilhões de dólares

8º) Michael Dell (Dell) - 17,7 bilhões de dólares

9º) Charles Ergen (Dish) - 17,2 bilhões de dólares

10º) Paul Allen (Microsoft) - 17 bilhões de dólares

Fonte: VEJA SÃO PAULO