Educação

Dicas para se preparar para entrevistas de emprego

Por: FAAP

undefined Foto 3
(Foto: Veja São Paulo)

Não adianta. Entrevista de emprego traz nervosismo e a melhor maneira de contê-lo é estar bem preparado. Para isso, temos algumas dicas que poderão ajudar você a mostrar o que tem de melhor e conseguir aquela vaga tão sonhada.

1. Conheça a empresa contratante: é importante mostrar-se antenado e preparado para a oportunidade. Ir à entrevista conhecendo o mercado e os concorrentes da empresa posiciona você à frente dos outros candidatos.

2. Aparência: o ideal é vestir-se de maneira sóbria, de acordo com o perfil da empresa. Se a empresa for formal como um banco, cabe aos homens vestir terno ou no máximo camisa e calça social. Se a vaga for numa agência de propaganda, camisa esporte e calça jeans são bem aceitos. Além disso, pequenos detalhes mostram cuidado e atenção, como estar de barba ou unhas feitas e cabelo bem cortado.

3. Estude sobre os requisitos da vaga e cite ao entrevistador a sua capacidade de atendê-los. Facilite a escolha da empresa.

4. Diga sempre a verdade. Um ponto negativo revelado com sinceridade pode ser relevado. Uma mentira faz com que a instituição não confie em você.

5. Ensaie questões estratégicas. Respostas importantes ou que podem deixá-lo desconfortável devem ser ensaiadas para revelarem o seu melhor. Explicar o motivo de saída da última empresa ou a pretensão salarial podem constranger.

6. Seja pontual: chegar alguns minutos antes mostra que você priorizou o compromisso e se programou bem. Além disso, dá tempo para você se apresentar com calma. Vale até estudar com antecedência o caminho para chegar à entrevista.

7. Venda seus pontos fortes: é importante mostrar suas habilidades e conhecimentos. Uma especialização em “Gestão em Marketing”, pode ser um diferencial entre profissionais formados em administração de empresas que concorrem a uma mesma vaga. Assim como uma especialização em “Gestão em Sustentabilidade” pode destacar um candidato entre vários economistas.

8. Tenha uma atitude positiva. Qualquer funcionário tem que resolver problemas. Quem só reclama das experiências prévias, mostra pouco jogo de cintura e atitude colaborativa.

9. Revele seus objetivos de vida e profissionais. Isso ajuda a empresa a se planejar com você a médio e longo prazo.

10. Aliar ambição e espírito de equipe é fantástico. Isso significa que você vai buscar bons resultados, sem prejudicar o projeto por egocentrismo. No entanto, seja verdadeiro nos seus exemplos.

Siga essas dicas e busque as melhores oportunidades. Boa sorte!

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO