Exposições

Mostras sobre futebol que estão em cartaz em São Paulo

Confira algumas das montagens mais bacanas em que a bola é a protagonista

Por: Laura Ming - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A Copa do Mundo é o principal assunto na cidade, e as galerias e instituições culturais não poderiam ficar de fora. Não faltam opções para quem quiser sair um pouco da frente da televisão e fazer um passeio com mais futebol. Em cartaz no Instituto Tomie Ohtake está, por exemplo, a exposição ARTEFUTEBOLARTE, que mistura fotografias de grandes ídolos atuais como Neymer, Ronaldo e Ronaldinho, com pinturas de artistas brasileiros. Já Pelé: A Construção de um Rei, na Galeria Lume, traz doze cliques do rei em preto e branco. Tem até o craque em um momento descontraído, debaixo do chuveiro.

 

No Sesc Pompeia, Música de Chuteiras apresenta canções que embalaram nossas campanhas em outros Mundiais: Pra Frente Brasil (tricampeonato no México em 1970) e Voa Canarinho, Voa, associada depois ao fracasso do time de Zico e companhia em 1982. De cunho mais político, O Negro no Futebol Brasileiro, do Museu Afro Brasil, é uma seleção de imagens e caricaturas de jogadores negros que fizeram história em nosso país. 

 

O olhar feminino, por sua vez, aparece em As Donas da Bola no CCSP. Exatos 121 trabalhos de onze fotógrafas, todas mulheres, registram a paixão pela pelota em locais remotos do Brasil. Menos literal é O Artista e a Bola, em cartaz na Oca: instalações que remetem ao futebol foram escolhidas, como uma tela redonda de Ivan Serpa. Finalmente, Arte e Futebol leva sessenta 60 obras de arte naif sobre o esporte à Galeira Jacques Ardies

Fonte: VEJA SÃO PAULO