Esporte

Cidade recebe boas exposições sobre futebol

O Sesc Pompeia dá o pontapé inicial ao ciclo de mostras sobre o esporte na capital

Por: Felipe Schmieder - Atualizado em

Exposição Música de Chuteiras - Ed.: 2373
Razuk e Duarte: canções que marcaram a história do torneio (Foto: Fernando Moraes)

Da marchinha ufanista Pra Frente Brasil, que embalou a conquista do tri no México, à simpática, mas azarada, Voa Canarinho, Voa, associada depois para sempre ao fracasso do time de Zico e companhia em 1982, muitas músicas embalaram nossa campanha nas Copas.

+ Saiba bons programas para entrar no clima da Copa em São Paulo

A partir do dia 16, boa parte delas poderá ser conhecida na exposição Música de Chuteiras, no Sesc Pompeia. Responsáveis pela organização, o jornalista Marcelo Duarte e o cenógrafo Álvaro Razuk reuniram 100 temas, incluindo raridades como Rock do Mundial. Lançada em 1962 no Chile, ela foi a primeira canção oficial da Fifa para o torneio. “Paris, gravada por Carmen Miranda em 1938, é a mais antiga da coleçãoe poderá ser ouvida em formato digital”, conta Duarte. 

No próximo mês entra em cartaz Brasil,um País, um Mundo, no Parque do Ibirapuera. O evento traz cerca de 120 itens históricos que pertenceram a jogadores da seleção. A camisa com os dizeres “100% Jardim Irene”, com a qual Cafu ergueu a taça em 2002, e a chuteira utilizada por Ademir Menezes em 1950 fazem parte do acervo.

No fim de maio, o Museu do Futebol revela os bastidores dos Mundiais na Brasil 20 Copas. Os participantes são guiados até a sala onde um documentário tenta explicar por que somos os grandes campeões do torneio. A competição inspirou ainda o Museu da Língua Portuguesa, que em junho oferece uma mostra com atrações como um game interativo que explica a origem e o significado de termos como “craque”. A palavra foi adaptada dos ingleses, que chamavam o melhor cavalo do páreo de crack horse.

Show de bola

Veja abaixo os principais eventos previstos na metrópole até julho:

Música de Chuteiras - Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia, ☎ 3871-7700. De 16 de maio a 13 de julho.

Brasil 20 Copas - Museu do Futebol. Praça Charles Miller, s/nº, Pacaembu, ☎ 3664-3848. De 26 de maio a 7 de setembro.

Brasil, um País, um Mundo - Pavilhão das Nações. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque do Ibirapuera, ☎ 5573 4180. De 10 de junho a 15 de julho. www.brasilumpaisummundo.com.br

Futebol: Ufanismo e Resistência - Sesc Ipiranga. Rua Bom Pastor, 709, Ipiranga, ☎ 3340-2000. De 12 de junho a 25 de julho.

Futebol na Ponta da Língua - Museu da Língua Portuguesa. Praça da Luz, s/nº, centro, ☎ 3322-0080. A partir da primeira quinzena de junho.

Ouça as músicas citadas nesta reportagem:

Fonte: VEJA SÃO PAULO