Dicas

Em destaque: cinco exposições em galerias

São Paulo está cheia de ótimas mostras não só nos museus, veja lista com cinco delas

Por: - Atualizado em

Confira abaixo:

  • Um interessante diálogo entre a arte contemporânea e a popular pode ser visto na ótima mostra em cartaz na Galeria Estação. Nela, o naïf paulista Ranchinho (1923-2003), nascido em Oscar Bressane, tem seus quadros retrabalhados pelo paulistano Rodrigo Andrade, ex-integrante do grupo Casa 7, revelado nos anos 80. Filho de boias-frias, Ranchinho, portador de deficiência mental, não conseguia permanecer em nenhum emprego. Aprendeu a desenhar e, depois de alguns anos, chegou a atrair a atenção de colecionadores pelas surpreendentes noções de composição e perspectiva. Na exposição, dez trabalhos de cada um são colocados lado a lado. Andrade afirma ter feito imitações e não releituras — de fato, apreciadas de longe, as obras parecem idênticas, diferentemente das delirantes recriações de Picasso para As Meninas, de Velázquez. Ao se aproximar, contudo, o espectador pode observar as espessas camadas de tinta características das recentes telas negras de Rodrigo, exibidas na Bienal de 2010. De 31/08/2012 a 31/10/2012.
    Saiba mais
  • Doze obras compõem Hardware Seda — Hardware Silk. As peças seguem o estilo irreverente da paulistana Jac Leirner, que cria suas peças a partir da reunião de objetos variados colhidos no cotidiano. Vide Coleção Particular, uma escultura composta de porcas de parafuso, e Retrato, feita com cartões-postais com a imagem de gênios do passado (Mahler, Giacometti, Cocteau). Ainda melhor é Skin (Smoking Red), espécie de tela minimalista formada por sedas para embalar tabaco. Preços não fornecidos. De 03/09/2012 a 27/10/2012.
    Saiba mais
  • Gaúcha radicada em São Paulo, Lucia Koch apresenta Materiais de Construção. Além de Entulho, uma reunião de sobras de peças utilizadas pela artista em outros trabalhos, aprecie a ótima série Showroom. Ela é formada por mostruários feitos de madeira, acrílico e espelhos, entre outros suportes. O espectador pode mexer nas peças e alterar sua ordem, com o intuito de construir obras diferentes. Lucia revela notável talento com cores. Preços não fornecidos. Até 06/10/2012.
    Saiba mais
  • Ex-libris reúne três séries de fotos e um vídeo da artista chilena radicada em São Paulo. Destaque para Grenier, formada por dezoito imagens clicadas no sótão de uma casa de fazenda do interior da França e que se assemelha a pinturas desfocadas. O sinistro vídeo Dormitório evoca um estranho vulto (da própria Patricia) num quarto vazio. Ligadas à solidão e à memória, as obras ganham muito com a decisão de ambientar a sala da exposição com uma luz mais baixa. Preços não fornecidos. Também em cartaz na Galeria Leme: ✪✪ Felipe Cama (pinturas e impressões). De 05/10/2012 a 10/11/2012.
    Saiba mais
  • Quinze imagens compõem a mostra do fotógrafo paranaense. Os registros de O Real e o Imaginário mostram obras abandonadas, demolições e estátuas de cachorros. Preço das obras: R$ 4.500,00 a R$ 6.500,00. De 03/10/2012 a 17/11/2012.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO