Feriado

Confira os museus que abrem ao público nesta terça (9)

Além do Masp, onde é possível ver de graça a mostra com obras de Lucian Freud, a Pinacoteca do Estado e o Museu do Futebol também estão abertos para visitação hoje

Por: Vejasaopaulo.com - Atualizado em

Lucian Freud
Imagem do pintor Lucian Freud, cujas obras estão em retrospectiva no Masp (Foto: David Dawson)

Com a queda da temperatura, os paulistanos buscam passeios para fugir do frio e da chuva e curtir o feriado no quentinho. Entre as opções, há excelentes mostras em cartaz nos museus, como a retrospectiva Lucian Freud - Corpos e Rostos, no Masp. A instituição exibe 44 gravuras, seis pinturas e 28 fotos tiradas pelo assistente de Freud, David Dawson, com o intuito de registrar o processo criativo do artista, um dos mais importantes do século 20. Para tornar o programa ainda mais atraente, a entrada no museu é gratuita às terças.

Além de seu rico acervo, a Pinacoteca do Estado apresenta cinquenta telas e desenhos feitos pela pintora Lucy Citti Ferreira (1911-2008), entre eles, autorretratos que seguem procedimentos de seu professor, Lasar Segall, a exemplo dos tons terrosos e dos rostos com olhos grandes.

Lucy Citti Ferreira
Tela de Lucy Citti Ferreira, em exibição na Pinacoteca (Foto: Divulgação)

Boas opções que costumam agradar toda a família são o Museu da Língua Portuguesa, onde está em cartaz uma mostra que comemora o centenário do jornalista e escrito Rubem Braga; o Museu do Futebol, com suas diversas instalações interativas; e o  Catavento Cultural e Educacional, espaço que reúne mais de 250 instalações dedicadas às crianças. Entre elas, destaca-se a Aventura no Sistema Solar, uma espécie de nave espacial onde os visitantes conhecem planetas do Sistema Solar como se fossem astronautas. 

Confira outros bons programas em museus para esta terça (9)

  • Centros culturais

    Casa das Rosas

    Avenida Paulista, 37, Bela Vista

    Tel: (11) 3285 6986 ou (11) 3288 9447

    6 avaliações

    Metrô Brigadeiro.

    Saiba mais
  • Museus

    Catavento Cultural e Educacional

    Avenida Mercúrio, s/n, Brás

    Tel: (11) 3315 0051

    14 avaliações

    Entre os dezoito museus administrados pela Secretaria de Cultura do Estado, o Catavento Cultural e Educacional, no Brás, é o mais visitado da capital. As escolas costumam bater cartão no museu educativo Catavento, mas o passeio também fica legal em família. Primeiro ponto para aproveitar: acorde cedo no sábado, dia em que a entrada é grátis. Quem chega lá por volta das 11 horas consegue as senhas para as oficinas mais interessantes do dia. Entre as atividades mais procuradas estão a parede de escada de 7 metros de altura e o estúdio de TV. no espaço Vida, monitores simulam expedições de pesquisa no oceano e abordam a teoria da evolução, de Charles Darwin, de um jeito que entretém adultos e crianças.

    Saiba mais
  • Museus

    Masp

    Avenida Paulista, 1578, Bela Vista

    Tel: (11) 3149 5959

    VejaSP
    16 avaliações

    O mais importante museu da América Latina reúne 8000 obras em seu acervo, a maior coleção de arte europeia fora do continente e dos Estados Unidos. Quadros emblemáticos de Van Gogh, Renoir, Rembrandt, Monet, Manet, Picasso, Modigliani impressionam qualquer pessoa que passa por lá. A coleção, porém, vai muito além disso: tem núcleos dedicados à arte brasileira, moda, arqueologia, fotografia, entre outros. Desde o segundo semestre de 2014, a instituição tem como presidente o empresário Heitor Martins, que convidou Adriano Pedrosa para ser o diretor artístico da instituição. Atualmente, o Masp tem passado por uma fase de grandes mudanças em sua programação, conselho, café, loja e estrutura.

    Sua mais importante mudança é a volta dos cavaletes de vidro a partir de dezembro de 2015. Eles foram criados pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, também autora do projeto do atual prédio da instituição, na Avenida Paulista, inaugurado em 1969. Por si só, a construção de vidro e concreto aparente, é um desenho único; e seu vão-livre, uma referência para todo o mundo. Para expor os quadros que estavam sendo, então, garimpados pelo empresário Assis Chateaubriand e crítico Pietro Maria Bardi, Lina criou cavaletes presos a blocos de concreto, de maneira que, dependurados, os quadros "flutuam". Em 1996, durante a gestão de Julio Neves, a expografia foi derrubada, e substituída por paredes tradicionais.

    Saiba mais
  • Museu da Imagem e do Som - MIS

    Avenida Europa, 158, Jardim Europa

    Tel: (11) 2117 4777

    1 avaliação
  • Museus

    Museu da Língua Portuguesa

    Praça Da Luz, s/n, Bom Retiro

    Tel: (11) 3322 0080

    7 avaliações

    O museu já realizou homenagens a escritores como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Clarice Lispector e Cazuza. Nas montagens permanentes, o espaço se dedica à valorização da língua portuguesa, usando a tecnologia para apresentar os conteúdos. O Beco das Palavras, por exemplo, é uma mesa interativa usada para formar vocábulos e descobrir seus significados e origens. Já a Linha do Tempo mostra aos visitantes a história do idioma. Há ainda um telão de 106 metros com projeções simultâneas sobre o uso do português e totens com a influência de outras línguas como tema. Observar com atenção a estrutura do prédio onde o museu está instalado também faz parte do passeio. Na Estação da Luz, o edifício é um patrimônio histórico do Século XIX.

    Saiba mais
  • Museus

    Museu de Arte Moderna (MAM)

    Parque Do Ibirapuera, s/nº, Parque Ibirapuera

    Tel: (11) 5085 1300

    3 avaliações

    Foi fundado em 1948 pelo empresário Ciccillo Matarazzo e transferido em 1968 para o prédio que ocupa hoje, também no Parque do Ibirapuera. Seu acervo conta com mais de 5 000 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, vídeos e instalações. Possui também uma agradável área ao ar livre de 6 000 metros quadrados, projetada pelo paisagista Burle Marx, com esculturas de trinta artistas brasileiros.

    Saiba mais
  • Museus

    Museu do Futebol

    Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu

    Tel: (11) 3664 3848

    7 avaliações

    Impossível não se contagiar de cara com a atmosfera boleira deste museu cravado debaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu. Todas as atrações são multimídia e interativas. Projetores exibem fotografias gigantes de ídolos como Pelé, Garrincha, Zico e Ronaldo. Numa sala, fotos antigas contextualizam os primórdios do esporte no Brasil. Há muito material em vídeo, mostrando dribles, gols e jogadas marcantes. Quem quiser se aventurar (sobretudo as crianças), pode brincar de cobrar um pênalti e medir a velocidade do chute numa atração ou jogar com uma bola virtual em outra. Duas experiências arrepiam os visitantes: imagens de torcedores incentivando aos berros seus times, projetadas em telões debaixo das arquibancadas, e o acesso para ver (e fotografar, é claro) o gramado verdinho do Pacaembu. Em outra sala, telas em alta definição apresentam a história das copas e a participação da Seleção em cada uma delas. Difícil é sair de lá sem querer gritar “Brasil, Brasil, Brasil”.

    Saiba mais
  • Museus

    Pinacoteca de São Paulo

    Praça Da Luz, 2, Bom Retiro

    Tel: (11) 3324 1000

    8 avaliações

Fonte: VEJA SÃO PAULO