8 de março

Dia Internacional da Mulher: exposições

Cinco mostras para quem curte um bom passeio pelo museu

Por: Anna Carolina Oliveira - Atualizado em

Mulheres d'África
"Mulheres d'África": telas de Lilia Magalhães apresentam as mulheres atuantes no combate ao racismo (Foto: Lilia Magalhães de Carvalho)

Alguns espaços promovem mostras especialmente para a data, como é o caso do Museu da Língua Portuguesa e sua exposição Mulheres d'África.

Outros preferiram oferecer uma visita personalizada às instalações. No Museu do Futebol, a mulherada contará com um guia para explicar todas as regras do bate-bola.

Confira abaixo:

  • O painel coletivo bordado por 20 mulheres retrata a história do feminismo no Brasil. A partir do acervo documental da ONG União de Mulheres de São Paulo e da memória das participantes do grupo, a artista plástica Maria Gorete Mendonça e a arquiteta Therezinha Gonzaga criaram desenhos, que serviram de base para o trabalho. É grátis. De 1º a 14/03/2012.
    Saiba mais
  • A mostra destaca a graciosidade das mulheres orientais em seus trajes típicos, além da riqueza e mistério de que se reveste a cultura do Japão. Kimonos, espadas, armamentos, bonecas, capacetes samurais, lanternas, portais e painéis alusivos ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil fazem parte do acervo. No Dia Internacional da Mulher, a arte e a cultura do Oriente estarão presentes por meio de oficinas gratuitas de Ikebanas (arranjos florais) e Shiatsu (massagem relaxante). As mulheres ainda receberão um marcador de livro com seu nome escrito em japonês de presente. Neste dia, as oficinas acontecem das 12h00 às 20h00. É grátis. De 5 a 18/03/2012.
    Saiba mais
  • Composta por 25 telas da artista plástica Lilia Magalhães de Carvalho, a exposição resgata as raízes africanas e apresentam as mulheres atuantes no combate ao racismo. É grátis. De 08 a 22/03/2012.
    Saiba mais
  • A organização o museu preparou uma visita guiada voltada para o público feminino. A ideia é que os guias tirem as principais dúvidas das mulheres quanto às regras do jogo de futebol. O passeio é gratuito e acontece em dois horários, às 11h00 e 14h00. O museu ainda oferece outro presente. Nos dias 10 e 11 de março, as mulheres terão 50% de desconto no ingresso.
    Saiba mais
  • Resenha por Jonas Lopes: Talvez o maior ícone visual feminino do século XX, Marilyn Monroe (1926-1962), cujo cinquentenário de morte será lembrado em agosto, é tema de uma homenagem na Cinemateca. O público pode apreciar 125 obras que retratam a sex symbol, entre fotos e pinturas de Richard Avedon, Andy Warhol e artistas contemporâneos. Esses últimos, por sinal, caem bastante na ironia vazia e no humor infantil da inspiração pop. Detalhe compensado pelo imenso talento de Henri Cartier-Bresson, que capta uma Marilyn melancólica no set de Os Desajustados, o último filme terminado por ela. Vale a pena admirar o famoso ensaio realizado por Douglas Kirkland para a revista Look em 1961. Outro ponto positivo é a montagem organizada, mesmo num espaço pouco habilitado a receber mostras. De 04/03/2012 a 01/04/2012.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO