Continua após publicidade

Exposição retrata a trajetória dos ciganos

Um dos registros mais antigos da presença do povo nômade em São Paulo é datado de 1726

Por Mauricio Xavier [com reportagem de Helena Bertho]
Atualizado em 5 dez 2016, 15h24 - Publicado em 6 dez 2013, 17h16

Com fotografias de Rogério Ferrari, a exposição Ciganos, Estigma e Identidade permanece até sábado (14) na biblioteca Brasiliana, na Cidade Universitária. A mostra foi inaugurada em novembro, durante um seminário internacional sobre o povo nômade no Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). De origem provavelmente indiana e espalhados por todo o mundo, os ciganos viveram uma trajetória de perseguição ao longo dos séculos, mas possuem pouca história comprovada.

 

“Sabemos que a primeira leva a chegar ao Brasil foi deportada da Península Ibérica antes de 1600”, diz o pesquisador Marcos Toyansk, do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da USP. Um dos registros mais antigos da presença deles em São Paulo é datado de 1726, quando uma notificação emitida pelo governo local estipulava um prazo de 24 horas para umgrupo deixar a cidade. “Hoje muitos fixaram residência, mesmo sem abrir mão de suas tradições”, afirma Toyansk. É comum, por exemplo, encontrar por aqui a tsara — tenda para receber visitas e abrigar cerimônias — no fundo do terreno das casas de descendentes.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.