Mistérios

Exposição mostra bikes do passado e do futuro

Mostra organizada pelo Centro Universitário FEI reúne réplicas de bicicletas antigas e alguns modelos futuristas construídos por alunos e professores

Por: Andreza Monteiro

bicicleta1
Réplica do conde Mede de Sivrac (1790): fabricada em madeira, não possui pedais nem dispositivo para mudança de direção (Foto: Divulgação)

Réplicas de bicicletas rústicas usadas como meio de transporte por nossos antepassados e modernos protótipos que poderão ser desfrutados por nossos descendentes. Esse é o foco da exposição Bike Innovation, que ocupa o Raposo Shopping, no Butantã, até 10 de maio. 

+ Aulas de bike, yoga, pilates, esgrima e até circo por 99 reais ao mês

Há uma cópia de um veículo criado por Leonardo da Vinci (veja mais detalhes abaixo). Outro destaque é um traje que melhora o desempenho de ciclistas profissionais. Os modelos foram construídos por alunos e professores do Centro Universitário FEI. O acesso é gratuito.

Abaixo, alguns modelos que poderão ser vistos de perto na exposição:

bicicleta3
Réplica de Leonardo da Vinci (1490): pedais e engrenagens são ligados por meio de uma primitiva cinta de couro perfurada (Foto: Divulgação)
biclicleta2
Modelo BF1: com carenagem de fibra de vidro, o projeto futurístico inspirado em versões de competição é ideal para testes em velódromo (Foto: Divulgação)
bicicleta4
Modelo BF2: tem padrão ergométrico similar ao de modelos de corrida, sistema de transmissão embutida e pintura em flocos de metal e verniz (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA SÃO PAULO