Vale a viagem

Expoflora comemora a 33ª edição na cidade de Holambra

Trezentos produtores expõem flores e plantas ornamentais; evento ainda tem culinária típica holandesa e chuva de pétalas

Por: VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Em seu 33º ano, a Expoflora, um dos maiores eventos relacionados a flores e plantas ornamentais, anima mais uma vez a antiga colônia holandesa de Holambra, a 140 quilômetros da capital, celebrando o mês de entrada da primavera. A mostra acontece até o dia 28 de setembro, de sexta a domingo.

A exposição tem como tema Flores, Magia e Alegria, com cenários que incluem fantasias do País das Maravilhas e engloba o mundo do circo. A principal tendência para este ano são as miniplantas, espécies colocadas em pequenos vasos para que fiquem menores. Estão disponíveis nessa versão lírios, sansevieria (espada-de-são-jorge), orquídeas e cactus, entre outras.

+ Escolha os melhores bares, restaurantes e comidinhas

+ Onde comer doces com paçoca

A edição também traz novidades como o tomate heart, que nasce na forma de coração, e a anêmona fúcsia.

Já a mostra de paisagismo e jardinagem, que completa dez anos em 2014, tem como tema Jardins em Festa e apresenta 25 ambientes criados por paisagistas, agrônomos, arquitetos, designers, decoradores e outros profissionais da área, decorados para ocasiões de festas, confraternizações e comemorações como almoços, churrascos, casamentos, piqueniques e coquetéis.

+ Museu da imigração mostra processo de chegada de milhares de pessoas ao Brasil 

+ Parques com espaços para levar cachorrros

No parque, podem ser encontradas cerca de 200 espécies e mais de 3 000 variedades. Mas a produção deixa claro que a Expoflora não é uma feira. Para quem não quer sair de mãos vazias, há disponível um shopping com flores, plantas em vasos, sementes e bulbos à venda.

Os visitantes ainda podem conhecer um pouco da cultura holandesa, por meio de um passeio turístico pela região - com passagem pelas ruas de Holambra, um campo de flores e um moinho - ou nas apresentações de dança, a partir das 14h30. No lugar também há o Museu Histórico Cultural de Holambra, com entrada gratuita. Além da parte gastronômica, que reserva receitas como o speculaas wafel, uma mistura da duas bolachas famosas na Holanda: a speculaas e a stroopwafel. 

Uma das principais atrações é a chuva de pétalas, que ocorre às 16h30. Cerca de 150 quilos de rosas são lançadas por um equipamento instalado em uma grande área livre, sobre uma multidão. Nos finais de semana, as pétalas também são lançadas por um helicóptero. Diz a lenda que quem pega uma pétala antes que ela toque o chão tem seus desejos realizados.

Fonte: VEJA SÃO PAULO