Passeio

Dez motivos para se encantar com a variedade de flores da Expo Aflord

Saiba mais sobre o evento que acontece em Arujá

Por: Daniel Salles - Atualizado em

Flores 2179
(Foto: Divulgação)

1- Nesta 19ª edição da feira, organizada pela Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra (Aflord), em Arujá, na Grande São Paulo — a 30 quilômetros da capital —, serão postos à venda mais de 200 tipos de plantas e flores, como cactos, begônias e crisântemos.

2- É uma boa opção para quem planeja enfeitar a casa durante a primavera. A feira de flores do Ceagesp, na Vila Leopoldina, funciona apenas às terças e sextas, das 5 horas às 10h30. Holambra, um dos maiores polos de plantas do estado, fica mais longe, a 140 quilômetros da capital.

3- As mudas saem, em média, pela metade do preço cobrado em floriculturas — os valores vão de 50 centavos a 400 reais. Também estarão à venda sementes, adubos e ferramentas.

4- Visitada por 34 000 pessoas em 2009, a exposição reúne alguns dos melhores

cultivadores de orquídeas do país, que apresentam cerca de sessenta variedades da flor.

5- Com pétalas retorcidas, a flor ciclame (foto), originária da região do Mar Mediterrâneo,

é a grande homenageada. Poderá ser adquirida nas cores rosa, branco, lilás e vermelho por 5 reais, em média.

6- Quer saber quais espécies precisam de sol e por que a grama do vizinho é sempre

mais verde? Praticantes de jardinagem terão a oportunidade de tirar dúvidas e buscar conselhos com engenheiros e técnicos agrônomos.

7- A visita aos dois pavilhões de quase 2 500 metros quadrados, cheios de corredores

coloridos e perfumados, vale a pena mesmo para quem não planeja comprar nada. Ao lado de um deles foi montado um jardim oriental, com cascata, ponte e riacho.

8- Promovido por descendentes de japoneses, o evento se assemelha a uma festa oriental típica, com direito a show de tambores e uma praça de alimentação repleta de barraquinhas de yakisoba, sushi e tempura.

9- Para atrair a atenção das crianças, pequenas réplicas de brinquedos como roda-gigante, carrosel e montanha-russa serão enfeitadas com flores. Estão previstos shows de mágica diários.

10- Os ingressos custam 16 reais. Mas é possível comprá-los, com antecedência, por 12 reais em dois endereços no bairro da Liberdade (Rua Liberdade, 843, 7º andar, sala 71, tel. 3208-0157).

■ 19ª Expo Aflord. Avenida Perfect Liberty do Brasil, quilômetro 4,5, Arujá (SP), tel. 4655-4227. Das 8h30 às 18h. Sábado (21), domingo (22), dias 28 e 29 e de 4 a 7 de setembro. www.expoaflord.com.br.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO