Programe-se

As atrações imperdíveis em 2012: eventos diversos

Salão de Automóveis, Bienal Internacional do Livro e outras feiras em São Paulo

Por: Carol Pascoal, Jonas Lopes e Dirceu Alves Jr. (colaboraram Carolina Giovanelli, Fabio Wright e Nathalia Zaccaro) - Atualizado em

Atrações imperdíveis 2251 - Salão Internacional do Automóvel
Máquinas potentes: novidades do universo dos velozes no Salão Internacional do Automóvel (Foto: Moacyr Lopes Júnior/Folhapress)

Desfile das máquinas

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo apresentará cerca de 450 modelos de 42 montadoras no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Aguardada com ansiedade pelos apaixonados por motor e curiosos que vão até lá por causa da badalação da festa, que conta sempre com a presença de belas modelos junto das máquinas, a feira bienal, marcada para o período entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro, pretende reunir 750.000 visitantes e 180 expositores.

+ Avenida Europa reúne os carros mais cobiçados do mundo

+ Dez programas com muito glamour e requinte em São Paulo

Ao lado dos olhares admirados, ela atrai também uma movimentação financeira impressionante. De acordo com a SPTuris, a edição anterior rendeu 360 milhões de reais em negócios, número que deve ser superado neste ano.

Atrações imperdíveis 2251 - Kaballah
Sven Väth: o DJ alemão agita o festival de música eletrônica Kaballah (Foto: Oliver Tamagnini)

Balada eletrônica

Os baladeiros paulistanos podem esperar por menos horas de sono neste ano. Afinal, vem aí uma recheada agenda de noitadas. Uma das mais esperadas é o festival de música eletrônica "Kaballah", marcado para o feriado de 21 de abril (cai num sábado), em Itu. Rodeados por um cenário temático circense, os fãs das raves poderão balançar ao som do DJ alemão Sven Väth, expert em tecno. O inglês James Zabiela e o francês Joachim Garraud compõem a programação da folia de quinze horas. Os ingressos custam 85 reais (pista) e podem ser reservados pelo site www.ingressorapido.com.br.

+ Casas noturnas de luxo transformam São Paulo em Nova York

+ Baladas para curtir no final de semana

+ David Guetta agita o Anhembi neste sábado (7)

Antes do Kaballah, um gigante da música eletrônica dá as caras na capital mais uma vez. Tratase do enérgico Fatboy Slim, que assume os pickups do Transamerica Expo Center no próximo dia 24. “Não há um motivo especial para fazer esse show, como o lançamento de um CD, por exemplo. Apenas gosto de me divertir com o alto-astral do público brasileiro”, afirma o inglês, declaradamente apaixonado pelo país.

Na mesma noite, quem preferir uma balada mais exclusiva poderá assistir ao sueco Axwell lançar seus hits de house no refinado clube Ballroom, nos Jardins. Para não quebrar a tradição, o público festeiro conta ainda com a quarta edição do festival Skol Sensation, aquele a que todo mundo deve ir vestido de branco, no dia 2 de junho, no Anhembi.

Atrações imperdíveis 2251 - Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Livros e mais livros: a bienal acontece em agosto (Foto: Marcelo Justo/FolhaPress)

Festa da literatura

“Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas.” Essa frase será o tema da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Entre os dias 9 e 19 de agosto, ela estará aberta aos visitantes em uma área de 60.000 metros quadrados no Anhembi.

+ Roteiro dos sebos em São Paulo

+ As principais bibliotecas temáticas da cidade

Um pouco mais caros do que em 2010, os ingressos custarão 12 reais (estudantes e maiores de 60 anos pagam meiaentrada) e darão acesso aos estandes dos 350 expositores nacionais e estrangeiros. Os organizadores esperam receber um público de 850.000 pessoas, 13% maior do que o da última edição.

Atrações imperdíveis 2251 - David Nalbandian
David Nalbandian: o argentino participa do torneio Brasil Open (Foto: Tim Mosenfelder/Getty Images)

Rali das raquetes

Depois de onze edições na Costa do Sauipe, na Bahia, o mais importante torneio de tênis do país, o Brasil Open, aterrissa pela primeira vez em São Paulo, entre 11 e 19 de fevereiro. Válido pela série ATP World Tour 250, distribui quase 500.000 dólares em prêmios. Os jogos serão disputados em quadras de saibro cobertas, montadas especialmente para a competição nos ginásios do Ibirapuera (principal) e Mauro Pinheiro (secundário), que ficam lado a lado.

Além de Thomaz Bellucci, o tenista número 1 do Brasil, a organização já confirmou a presença de quatro ex-top 10: o argentino David Nalbandian, os espanhóis Fernando Verdasco e Juan Carlos Ferrero e o francês Gilles Simon. Os ingressos, já à venda, custam entre 10 e 60 reais e podem ser adquiridos somente pelo site www.ticketsforfun.com.br.

Fonte: VEJA SÃO PAULO