Ecologia

Evento ensina usar energia com consciência

Voltado para crianças e adolescentes, projeto Eletroverde nos Parques luta contra o desperdício

Por: Juliana de Faria - Atualizado em

Entre sexta (22) e domingo (24), a Eletropaulo e o Instituto Verdescola, ONG que apóia a sustentabilidade e contribui para a educação ambiental, realizarão a primeira edição do evento Eletroverde nos Parques, no Parque do Ibirapuera. "Por meio de jogos, palestras, painéis e oficinas, vamos mostrar às crianças e aos adolescentes como utilizar a energia conscientemente, sem desperdícios", diz a presidente do instituto, Maria Antonia Civita. O projeto, em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com atividades interativas para divertir e ensinar os pequenos. Tendas montadas no estacionamento da Prodam, próximo ao Museu Afro Brasil, formarão um circuito. Os participantes, acompanhados de monitores, vão percorrer o caminho cheio de brincadeiras como o jogo dos sete erros e um tabuleiro gigante em que os jovens representarão as peças.

Não esquecer a luz acesa, evitar banhos longos e nunca jogar tênis na fiação de energia são algumas das lições ensinadas de forma lúdica. "E ninguém sairá de mãos vazias", promete a diretora executiva do Verdescola, Silvia Lamanna. Uma oficina ensinará as crianças a reutilizar materiais como garrafas pet. "Elas transformarão o que poderia ser apenas lixo em brinquedos novos." Na área dedicada às artes haverá contadores de histórias e apresentações musicais. Grupos farão "trilhas educativas". Eles vão caminhar pelo parque identificando árvores, plantas e flores, além de aprender como se integrar com a natureza causando o mínimo impacto possível. "Depois da teoria, a trilha servirá como uma lição prática", explica Silvia. "São as crianças que mudam a rotina doméstica e corrigem a postura dos pais, dos tios, dos avós..."

Para o vice-presidente da Eletropaulo, Ricardo Lima, é mais eficiente educar os jovens. "Eles têm facilidade para absorver conceitos", afirma. De acordo com Lima, a proposta é seguir com o evento por todos os parques da cidade. As atividades são gratuitas. Para participar do circuito, a organização recomenda que os interessados façam inscrições pelo e-mail eletroverde@verdescola.org. As tendas terão acesso para cadeiras de rodas e a equipe de monitores contará com intérprete de libras, a linguagem dos sinais.

Eletroverde nos Parques. Parque do Ibirapuera, estacionamento da Prodam. Informações, tel: 3034-4310. De sexta (22) a domingo (24), 9h às 17h45. Grátis. Crianças menores de 7 anos só entram acompanhadas. www.verdescola.org.

Fique ligado!

• Suco de laranja ou refrigerante? Escolha antes de abrir a geladeira (se a porta permanecer fechada, o consumo é mínimo, pois o motor quase não é acionado). Esse é um dos aparelhos que mais gastam energia em casa – quase 30% do total.

• Nada de ficar se esquentando embaixo do chuveiro elétrico. Um banho de meia hora por dia significa 18,89 reais na conta mensal.

• Se a temperatura subir, opte pelo ventilador. Ligado a noite inteira durante todo o mês, ele consome 18 kWh (algo como 6 reais). Dez vezes menos que o ar-condicionado.

• Tome cuidado na hora de soltar pipas. Perto de fios elétricos, elas se tornam um perigo. No ano passado, a Eletropaulo registrou sete acidentes com jovens e quatro mortes.

Fonte: VEJA SÃO PAULO