Continua após publicidade

Estela Azeka: uma década de intensa amizade

A médica que já cuidou de 130 "pacientinhos"

Por Mariana Barros e Nathalia Zaccaro
Atualizado em 5 dez 2016, 16h01 - Publicado em 10 Maio 2013, 20h00

No ano de 1992, a cardiologista Estela Azeka acompanhou o primeiro transplante de coração realizado pelo então recém-criado Programa de Transplante Cardíaco Pediátrico do InCor, do Hospital das Clínicas. Passados mais de vinte anos, 130 crianças já foram atendidas. É o caso de Samara Magalhães da Silva, que em junho completa 11 anos de idade e, dias depois, dez anos do recebimento do órgão, seu “segundo aniversário”. Samara e sua família vêm de Barra do Bugres, em Mato Grosso. Quando a menina tinha 9 meses, sua falta de apetite e seus gemidos despertaram desconfiança, e ela foi levada ao pronto-socorro. “Diagnosticaram dor de ouvido”, conta a tia Marineide Teixeira Magalhães. Antes de deixar o hospital, no entanto, Samara teve uma parada cardíaca. Como sua mãe tinha outros dois filhos pequenos, Marineide assumiu os cuidados da sobrinha, que sofria de um problema muscular causador de uma dilatação. As duas bateram à porta do InCor e da equipe de Estela. Foram acolhidas pela Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração (ACTC), que oferece hospedagem para famílias em situação semelhante. Ainda hoje, a rotina de Samara e Marineide se alterna pelas duas cidades: dois meses em Bugres e um em São Paulo, para consultas e exames. “Assim está ótimo”, afirma a tia. Não é para menos. Na noite anterior à cirurgia, Samara sofreu sete paradas. No total, sobreviveu a catorze delas. “Presenciamos milagres, e isso dá outro sentido à vida”, diz Estela. Há cerca de três semanas, ela perdeu a mãe, Sumika, aos 87 anos. Vários “pacientinhos”, como costuma falar, compareceram ao enterro, entre eles Samara. O carinho é constante: enquanto eram feitas as fotos para esta reportagem, cinco crianças esperavam pela médica sacudindo corações de cartolina com recados carinhosos para ela.

+ Ligadas pelo coração: cardiologistas contam como cuidam do que há de mais precioso para uma mãe: a vida de seus filhos

+ Grace Bichara: mensagens na madrugada

+ Simone Pedra: cuidado já na gestação

+ Beatriz Furlanetto: dez cirurgias por semana

Continua após a publicidade

+ Maria Virgínia Santana: vaidade e competência

+ Maria Virgínia Machado: o milagre do pisca-pisca

+ Dia das Mães: dicas de presentes, restaurantes para comemorar e muito mais

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.