Mistérios da Cidade

Estátua do Borba Gato: a “maravilha” paulistana

Por: Edison Veiga [Filipe Vilicic] - Atualizado em

No sábado passado (7), a estátua carioca do Cristo Redentor foi eleita uma das sete novas maravilhas do mundo. Com bom humor, os publicitários Bá Assumpção e Bruno Vergueiro, além do produtor musical Sérgio Campanelli, acharam por bem aproveitar a situação para consagrar um, digamos, marco de São Paulo. O trio lançou a candidatura da estátua de Borba Gato, que fica em Santo Amaro. Para a campanha, criaram um vídeo, um jingle e um site (www.voteborba.com.br). Confira por que Assumpção defende a "maravilha" paulistana.

Como surgiu a campanha de Borba Gato?

Tive a idéia enquanto assistia ao último jogo entre Brasil e Inglaterra, no mês passado. A seleção canarinho entrou com uma faixa pedindo votos para o Cristo. Legitimar essa eleição sem fundamento desprestigiou o time. Telefonei para o Bruno e para o Campanelli propondo a campanha do Borba.

Por que ele seria mais importante que o Cristo?

Borba Gato ajudou a povoar o país – indo para a cama com índias –, expandiu nossas fronteiras como bandeirante e instaurou o sistema brasileiro de impunidade. Em seu tempo, ele foi acusado de assassinato, mas, depois de ficar rico descobrindo ouro em Minas Gerais, acabou perdoado.

Fonte: VEJA SÃO PAULO