Esporte

O que falta para os estádios de Corinthians e Palmeiras ficarem prontos

Obras no bairros de Itaquera e Água Branca seguem em fase de acabamento, segundo as construtoras

Por: Redação VEJA SÃO PAULO

Itaquerão
(Foto: Vídeo Veja São Paulo)

Faltando pouco mais de 70 dias para a abertura da Copa do Mundo em São Paulo, em 12 de junho, o principal personagem do evento ainda não está 100% preparado. A Arena Corinthians, em Itaquera, está 98,92% concluída e, segundo a Odebrecht, responsável pela obra, a meta de entrega é 15 de abril, pouco menos de dois meses antes do início do Mundial.

+ Rivalidade entre Corinthians e Palmeiras resvala nas obras dos estádios

Já os torcedores do Palmeiras que esperam o retorno do Palestra terão de ver os arquirrivais mais contentes por pelo menos dois meses. De acordo com a construtora WTorre, responsável pelas obras do Allianz Parque, o estádio tem no momento 85% de sua estrutura concluída e a previsão é que seja entregue em junho deste ano.

Previsto inicialmente para 31 de dezembro, o término do Itaquerão já havia sido adiado para janeiro deste ano. Mas um acidente que matou dois operários, em novembro e que causou a morte de um funcionário, adiou o novo prazo. De acordo com informações da Odebrecht, no momento os 1 600 trabalhadores da obra concentram-se em serviços de acabamento, já que a construção está finalizada.

O gramado já está pronto, assim como as fachadas do lado leste e oeste, os vestiários e a maior parte dos banheiros, camarotes, pisos, paredes e tetos. Os serviços de água, energia e de esgotos também já estão ligados. Os assentos permanentes ocupam mais de 85% dos espaços a eles destinados, nas arquibancadas leste, oeste, norte e sul - no total o Itaquerão terá 68 mil lugares.

A cobertura sul, onde ocorreu o acidente com o guindaste em novembro do ano passado, terá suas torres de apoio retiradas "em breve" para poder receber o telhado, já colocado nos pontos leste e oeste. Ainda segundo a construtora, os estacionamentos cobertos, situados no subsolo do prédio oeste, estão prontos, enquanto as vagas a céu aberto ainda seguem em obra, assim como todo o entorno do estádio.

A tabela do Campeonato Brasileiro de 2014 marca o encontro entre Corinthians e Flamengo no dia 27 de abril, em partida válida pela segunda rodada do torneio. Mas antes disso, o time pretende realizar um jogo de inauguração com uma equipe ainda não confirmada.

Os donos da casa já fizeram o primeiro treino no novo estádio construído em Itaquera, no último dia 15, e aprovaram a estrutura. "É um dia histórico. O estádio está aprovado, sim. Lembra muito os melhores que joguei na Alemanha. O gramado é muito bom, a bola corre rápido", afirmou o meia do Timão Renato Augusto.

Allianz Parque

Allianz Parque Palmeiras arena obras
O Allianz Parque: obra está 85% concluída (Foto: Divulgação)

Na nova casa do Palmeiras, arquibancadas já foram instaladas e os pré-moldados já estão finalizados. Ainda estão sendo realizadas algumas obras na estrutura antiga, que não pôde ser demolida. Na parte de infraestrutura, os vestiários e camarotes, por exemplo, estão em fase de finalização, assim como gramado e pisos.

Os estacionamentos serão instalados em um prédio de dez andares e terá capacidade para aproximadamente 2 000 veículos. Esta estrutura está com 95% das obras concluídas. Ao contrário da obra em Itaquera, o campo do alviverde inclui em seu projeto a realização de shows e eventos.

O Allianz Parque terá capacidade para até 45 mil torcedores e deve custar 500 milhões. A seguradora Allianz investiu cerca de 300 milhões de reais para dar o nome ao estádio por 20 anos. Assim como o Itaquerão, o estádio do Palmeiras também enfrentou revezes durante a obra. Em abril do ano passado, o desabamento das vigas causou a morte do operário Carlos de Jesus, de 38 anos, e deixou mais quatro funcionários feridos.

Fonte: VEJA SÃO PAULO