Futebol

Estádio do Morumbi completa 50 anos

Confira todas as atrações da casa do São Paulo FC, que vão muito além de jogos de futebol e shows internacionais

Por: Daniel Ottaiano - Atualizado em

Estádio do Morumbi
Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) completa 50 anos (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem)

Durante cerca de cinqüenta dias por ano, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo recebe jogos do São Paulo FC (dono da casa) e outros eventos como grandes shows internacionais. A preocupação do clube, portanto, é o que fazer durante os outros mais de 300 dias que restam para atrair o público. Neste sábado (2), a arena tricolor completa 50 anos com uma característica diferente de quando foi inaugurada, em 1960. Os corredores entre os muros e arquibancadas não são mais ocupados apenas por concreto e colunas. Restaurante, bar, livraria, loja com itens do time de futebol e até bufê infantil fazem parte do novo Morumbi.

+ Quiz: 10 perguntas sobre o Estádio do Morumbi

+ Quiz: 20 perguntas sobre o São Paulo Futebol Clube

A estratégia do São Paulo parece ter dado certo, talvez até demais. O jogo amistoso que estava nos planos do clube para celebrar o aniversário do estádio não poderá ser realizado neste ano exatamente por causa da atribulada agenda deste cinqüentão. Só nesta semana, as bandas Bon Jovi e Rush ocuparão o local para suas apresentações, na quarta (6) e na sexta (8), respectivamente.

“Pretendíamos celebrar com um jogo de futebol. Buscamos a seleção do Uruguai, também para homenagear o (Diego) Lugano e o (Diego) Forlán, que são dois são-paulinos. Mas, por causa desses shows, planejamos agora fazer uma programação mais intensa em janeiro”, lamenta Adalberto Baptista, diretor de marketing do São Paulo. O zagueiro Lugano atuou pelo time e até hoje é lembrado pela torcida. A relação de Forlán é outra: seu pai, Pablo, vestiu a camisa do Tricolor nos anos 70.

Para Baptista, as muitas atrações do estádio serão um bom motivo para comemorar. Segundo ele, a expectativa é que a ocupação do Morumbi seja a principal receita do clube em 2010, com superávit superior a 40 milhões de reais, ultrapassando importantes rendas como os direitos de transmissão de imagem pagas pelas emissoras e os patrocínios.

O São Paulo planeja continuar investindo no que o diretor de marketing chama de “otimização do estádio”. Uma academia da Companhia Atlética com cerca de 1 400 metros quadrados deve ser inaugurada no próximo dia 13. No final do mês, um sushi bar de 350 metros quadrados também ocupará o espaço abaixo da arquibancada laranja. Ainda neste ano, os planos são inaugurar um centro de fisioterapia, utilizando a mesma receita de sucesso do Refis, localizado no centro de treinamentos do time, na Barra Funda.

Os planos vão ainda mais longe, mesmo que o projeto de um hotel e de um cinema dentro do Morumbi ainda não passem de ideias. “Temos vários outros projetos, mas só os anunciaremos depois de efetivados”, diz Baptista.

Enquanto as novidades não se concretizam, aproveite para visitar o que já funciona. Confira abaixo o que o público pode aproveitar dentro do estádio:

Bufê Fantastic World – O local pode ser decorado com temas que fogem de futebol, como com temas dos consagrados 'A Bela e a Fera', 'Batman' e 'Bob Esponja'. O salão de 1 500 metros quadrados tem capacidade para 450 convidados e possui atrações como pista de autorama e campo de minigolfe. O site é www.fantasticworldbuffet.com.br.

Copa Gastronomia & Futebol – O restaurante funciona em sistema de bufê no almoço, com comida variada por quilo (39 reais) ou em sistema self-service, por 28 reais, de segunda a sexta, e 38 reais, aos finais de semana.. No jantar, dezessete sabores de pizza aparecem no cardápio. Funciona segunda, das 12 às 15h, de terça a quinta, das 12 às 15h e das 18h às 23h, e de sexta a domingo e feriados, das 12h às 15h e das 18h à 0h (o local abre em dias de jogos, antes e depois das partidas). O acesso é pelo portão 5 do estádio. O site é www.restaurantecopa.com.br.

Livraria Nobel – Além dos cerca de 2 200 títulos em seus 225 metros quadrados, há itens que remetem ao time, como agendas, cadernos, canetas e copos. No mesmo espaço, está uma cafeteria do Café Donuts. Funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h e, aos domingos e feriados, das 10h às 16h. Acesso pelo portão 2. Em dias de jogos, fecha três horas antes do início da partida.

Megaloja – Desde 2007, a loja vende produtos relacionados ao time, como camisetas, casacos, bonés e acessórios. Funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h e, aos domingos e feriados, das 10h às 16h. Acesso pelo portão 2. Em dias de jogos, fecha três horas antes do início da partida.

Passaporte FC – A agência de turismo é especializada em pacotes de viagem para torcedores de fora de São Paulo que pretendem assistir a uma partida do tricolor no Morumbi e para fanáticos que querem viajar com o time. Atendimento pelo telefone 11 5088-0993 ou pelo e-mail atendimento@passaportefc.com.

Santo Paulo Bar – Atrás de um dos gols, o espaço possui área fechada (onde estão mesas de pebolim) e um deck mais próximo do campo. Serve chope e cerveja, assim como outras bebidas alcoólicas até duas horas antes das partidas. Funciona de quarta a domingo, das 12h até o último cliente. Nos dias de jogos ou shows, o bar serve como camarote, com reservas antecipadas. Acesso pelo portão 2. O site é www.santopaulobar.com.br.

Fonte: VEJA SÃO PAULO