Continua após publicidade

Pelé e outros grandes ídolos do esporte se despedem de Muhammad Ali

Barack Obama também prestou suas homenagens ao lendário esportista

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h08 - Publicado em 4 jun 2016, 17h16

Muhammad Ali, que morreu na noite de sexta (3) aos 74 anos, é considerado um dos melhores boxeadores de todos os tempos, mas seu impacto transcendeu as barreiras da modalidade. Tanto pela revolução que causou no esporte, quanto pela personalidade forte e a luta pela igualdade racial, o norte-americano inspirou pessoas de todas as classes e segmentos ao redor do mundo. Por isso, sua morte na madrugada de sexta-feira para sábado, após complicações respiratórias ocasionadas pelo Mal de Parkinson, foi tão lamentada.

Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, tão acostumado a ser idolatrado por todos, revelou ele próprio ser fã do boxeador, a quem prestou reverência e chamou de “herói”.

“O universo do esporte sofre uma grande perda. Muhammad Ali era meu amigo, meu ídolo, meu herói. Passamos muitos momentos juntos e sempre mantivemos contatos todos esses anos. A tristeza é enorme. Desejo que ele descanse junto a Deus e amor e força à sua família”, escreveu Pelé em sua página no Facebook.

Muhammad Ali fez mais de sessenta lutas profissionais em sua vitoriosa carreira e as derrotas podem ser contadas nos dedos de uma mão. Com uma técnica impecável e uma resistência fora do comum, ele tornou-se uma lenda no mundo do boxe. Não só pelo seu talento em cima do ringue, mas também por uma postura política que não era comum em atletas de grande expressão.

Ele ficou conhecido como defensor da igualdade racial e se recusou a combater na Guerra do Vietnã após alegar que não via motivos para lutar contra os vietcongues porque “nenhum deles me chamou de crioulo”. Também causou polêmica ao se converter ao islamismo e adotar Mohammad Ali como nome e depois explicar que não queria usar seu sobrenome de escravo que ele não havia escolhido.

Muhammad Ali e Obama
Muhammad Ali e Obama ()
Continua após a publicidade

Entre outros, Ali inspirou com sua luta Barack Obama, que posteriormente seria o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos. Por isso, Obama também fez questão de reverenciar o boxeador, principalmente por sua postura longe do esporte.

“Ele foi um homem que lutou pelo que era certo. Se levantou quando era difícil, falou quando os outros se calaram. Sua luta fora do ringue custou seu título e imagem pública, deu-lhe inimigos, mas Ali manteve sua posição. E sua vitória ajudou a nos acostumar com a América que reconhecemos hoje. Como todos no planeta, Michelle e eu lamentamos sua morte. Mas também somos gratos a Deus pela sorte que tivemos por tê-lo conhecido, ainda que só por um pouco; o quão afortunados somos pelo fato de o maior de todos ter escolhido agraciar nosso tempo”, comentou.

+ Presos dois suspeitos de matar jovem na Imigrantes

Se o maior de todos os tempos no futebol idolatrava Ali, o melhor jogador de basquete da história não ficou atrás. Michael Jordan foi outro que divulgou nota lamentando a morte do boxeador e elogiando seu ídolo.

Michael Jordan e Muhammad Ali
Michael Jordan e Muhammad Ali ()
Continua após a publicidade

“É um dia triste para mim e para o mundo. Muhammad Ali foi gigante nos esportes e maior ainda na vida. Ele dizia que era ‘O Maior’ e estava certo. Ele foi o maior de sua era nos ringues e um ícone global nos esportes. Eu era criança, mas consigo me lembra de algumas de suas lutas épicas e estilo impecável. Meus sinceros pêsames a sua esposa Lonnie, seus filhos e sua família”, comentou.

Até mesmo os antigos rivais apareceram para exaltar a história de Ali. George Foreman foi um dos seus maiores adversários, derrotado por ele naquela que ficou conhecida como “a luta do século”, no Zaire, em 1974. Após o fim da carreira de ambos, os dois boxeadores sempre se manifestaram sobre como a qualidade do outro gerava evolução no outro. E talvez tenha partido de Foreman a homenagem mais bonita a Ali.

“Ali, Frazier e Foreman… Nós formávamos um só homem. Uma parte de mim foi embora, a melhor parte”, escreveu o ex-boxeador em sua página no Twitter, lembrando também de outro grande rival Joe Frazier, morto em 2011. “Eu o conheci e o amei. A toda sua família, meu coração está com vocês. Muhammad Ali foi um grande homem, que nunca morrerá.”

O sucesso nos ringues e a personalidade marcante fora dele fizeram de Ali o ídolo de uma multidão nos Estados Unidos e no mundo. Boa parte dos boxeadores que vieram após ele, aliás, o têm como grande exemplo. Caso de Mike Tyson, que também se manifestou neste sábado. “Deus veio para encontrar seu campeão. Até mais, gigante”, escreveu nas redes sociais.

Ídolo mais recente do boxe nos Estados Unidos, Floyd Mayweather Jr. também manifestou sua adoração por Ali. “Hoje meu coração vai para um pioneiro, uma verdadeira lenda e um herói por tudo que significa! Não houve um dia que entrei no ginásio que não pensei em você. Seu carisma, seu charme e sua classe foram elementos que sentiremos falta. Você me inspirou imensamente em minha jornada no boxe, e palavras não podem expressar o quão grande você foi como pessoa! Obrigado por tudo que fez pelos negros na América, no mundo do esporte e entretenimento e pelo legado que deixou.”

Continua após a publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.