Crianças

Espaços culturais passam a oferecer atividades para bebês

Entre as opções de diversão há peças de teatro, oficinas no MAM e espaço de brincadeiras

Por: Bruna Ribeiro

MAM - atividade para bebês
A educadora Mirela Estelles (à dir.),no Jardim das Esculturas, no MAM: contação de histórias e brincadeiras (Foto: Fernando Moraes)

É quase consenso entre os pais: por vezes, a vida social das crianças é mais concorrida que a dos adultos. Aniversários de colegas, festas da escola, competições esportivas, apresentações de balé... não faltam compromissos. Muitas famílias, contudo, têm dificuldade de encontrar programas adequados a bebês, até que eles cheguem à idade escolar. Na tentativa de preencher esse hiato e atender à crescente (e muitas vezes exagerada) demanda dos pais, alguns museus, espaços de brincadeiras e companhias de teatro da capital têm preparado atrações específicas para a primeira infância.

Um deles é o Museu de Arte Moderna (MAM), que desde abril oferece oficinas a crianças de até 4 anos. A próxima edição do programa, chamado de Família MAM, será no dia 13 de setembro, quando ocorrerão brincadeiras e contação de histórias no Jardim das Esculturas, ao lado do prédio no Parque do Ibirapuera. “Esses estímulos ajudam no desenvolvimento psíquico, motor e afetivo do bebê”, afirma a educadora Mirela Estelles, responsável pela oficina.

Geralmente concentradas em cumprir uma rotina mais pacata dentro de casa, as mães aprovam o intercâmbio. “Enquanto os bebês interagem entre eles, nós também trocamos experiências”, diz a advogada Priscila Ferrari Kaussmann, que leva Sophia, de 10 meses.

Outra iniciativa é o Festival Internacional de Teatro para Bebês, em cartaz no Espaço Sobrevento, na Mooca, até o próximo dia 30. Nessa data, às 15 horas, será exibida a peça Panapanã, do grupo Celeiro das Antas. O espetáculo narra as experiências da personagem Zambelê, que aprende a se relacionar com o mundo. Já o espaço de brincadeiras Mamusca, em Pinheiros, oferece a Oficina de Sensações, em que crianças de até 2 anos e meio são estimuladas por meio de texturas, cores e sabores.

Programe-se - algumas atrações para crianças de até 4 anos

Família MAM

Brincadeiras e histórias. Em 13 de setembro, às 15h.

Festival Internacional de Teatro para Bebês

Peça Panapanã. Dia 30, às 15h.

Oficina de Sensações, no Mamusca

Para experimentar texturase sabores. Terças, às 14h45, e sextas, às 9h30.

Fonte: VEJA SÃO PAULO