Perfil

Bruna Vieira conquista adolescentes com livros e blog

Responsável pelo site Depois dos Quinze, que conta com 1,5 milhão de visitantes por mês, a escritora tem mais três obras planejadas para o ano que vem

Por: Carolina Giovanelli

Bruna Vieira
A escritora, em sua casa: faturamento mensal entre 15 000 e 60 000 reais (Foto: Mario Rodrigues)

A história daria um bom enredo de filme. Na pequena cidade de Leopoldina, em Minas Gerais, vivia Bruna Vieira. A adolescente um pouco acima do peso, estrábica e tímida costumava ser ignorada pelos colegas. Para completar o drama, acabara de sofrer uma desilusão amorosa. “Ninguém se importava com o que eu pensava”, lembra. Ela descobriu na internet uma grande aliada.

Criou um blog em 2008 para desabafar sobre seus problemas. Meninas de todo o país que enfrentavam situações similares de bullying ou complicações nos relacionamentos, por exemplo, se identificaram com Bruna e começaram a seguir as publicações. Hoje, o site Depois dos Quinze conta com cerca de 1,5 milhão de visitantes por mês, e a garota antes excluída virou uma das blogueiras mais influentes do mundo teen. “Muita gente das antigas me conheceu melhor e veio elogiar meu trabalho”, diz, sem mágoa aparente e com um discreto sotaque mineiro.

Livros Bruna Vieira
Suas quatro obras: 120 000 exemplares vendidos (Foto: Mario Rodrigues)

+ Thássia Naves se diz a primeira blogueira a virar escritora

Com o crescimento da página e das ofertas de publicidade e participação em eventos, Bruna se mudou para São Paulo aos 17 anos — hoje, ela tem 20.“No começo, foi difícil aceitar a saída dela de casa tão cedo”, lembra a mãe, Luzia, que encarava viagens de nove horas para ver a filha. “Mas não podia barrar seu futuro.” A família fechou as portas da serralheria da qual era dona e migrou para Atibaia, no interior do estado. Tudo para estar mais perto da menina e ajudá-la na agenda e nos afazeres rotineiros.

Atualmente, a solteira Bruna mora sozinha em um apartamento próprio no Ipiranga, enfeitado com peças fofas e delicadas. Usa o espaço como cenário para gravar vídeos e fazer fotos. “No início, os textos do blog tinham mais o estilo de diário. O conteúdo foi evoluindo para dicas de fotografia, cinema, decoração, moda...”, conta. O tom de amizade com as leitoras e autoajuda segue o mesmo. Sete colaboradores a auxiliam na produção de três posts por dia, em média. Ela mesma abastece Instagram (560 000 seguidores), Facebook (566 000 curtidas), Twitter (103 000 seguidores) e YouTube (345 000 inscritos).

Objetos Bruna VIeira
Presentes das fãs: quadros, canecas e bonecas com seu rosto (Foto: Mario Rodrigues)

+ Gabriel Campaner é o guru de blogueiras como Lala Rudge

Hoje a atividade extrapola a internet. Colunista da revista CAPRICHO desde o fim de 2012, a garota acaba de lançar seu quarto livro, De Volta aos Sonhos. Juntas, as obras venderam 120 000 exemplares. Há mais três projetos engatilhados para 2015: um romance, outra obra de crônicas, desta vez em parceria com as escritoras Paula Pimenta e Thalita Rebouças, e uma história em quadrinhos. “Ficamos sempre de olho nos autores da internet por ser esse um grande campo de amostra de novos talentos”, explica a publisher Alessandra Ruiz, da editora Gutenberg, cujo portfólio tem Bruna entre as estrelas.

Nos lançamentos de livros que anda fazendo pelo país, a blogueira tem tido mais contato com as fãs. Houve quem esperasse mais de oito horas na fila por um autógrafo. Em um evento na capital, Bruna precisou entrar em uma livraria pelo teto para não enfrentar a multidão. No apartamento do Ipiranga e também na casa de Atibaia onde vivem seus dois cachorros, a schnauzer Zoey e a vira-lata Amelie, existem diversos presentes de admiradoras, muitos estampados com desenhos de seu rosto, a exemplo de quadros, bonecas e canecas. A estudante Camila Mabeloop chegou a criar um fã-clube para seu ídolo. “Eu me identifico com os assuntos abordados no site, como amadurecimento e aceitação de nós mesmas”, diz.

Guarda-roupa Bruna Vieira
Um cômodo lotado de roupas: a disputa das marcas (Foto: Mario Rodrigues)

+ Blogueira Camila Coutinho conta onde faz compras em São Paulo

Um cômodo recheado de roupas, sapatos e acessórios demonstra a disputa dos mais diversos tipos de marcas por Bruna. O interesse é a divulgação de seus produtos nas redes sociais. A blogueira assinou contratos com dezenas de empresas, entre elas Coca-Cola e O Boticário. Seu faturamento mensal varia de 15 000 a 60 000 reais. Ela garante só anunciar produtos em sintonia com sua personalidade (já recusou propostas de sex shop) e não se isentar das críticas.

Certa vez, atestou que uma base era de boa qualidade, mas estava disponível em poucas cores, uma dificuldade para as usuárias. Por causa das parcerias, viajou para vários países, entre eles Estados Unidos, México e Inglaterra. “Comecei com o blog muito cedo e precisei abdicar de algumas coisas, mas tenho um trabalho maravilhoso”, afirma.

Guarda-roupa Bruna Vieira
Sapatos: fotos e vídeos mostram seus melhores looks de moda (Foto: Mario Rodrigues)

Fonte: VEJA SÃO PAULO