Política

Luiza Erundina anuncia filiação ao PSOL

Ex-prefeita de São Paulo deixou o PSB onde estava desde 1997 

Por: Rogério Dias - Atualizado em

Luiza Erundina
A deputada federal Luiza Erundina: novo partido (Foto: Donaldo Hadlich/FramePhoto/Folhapress)

A deputada federal Luiza Erundina filiou-se, na manhã deste domingo (13), ao PSOL. O evento contou com a participação das direções municipal e estadual do estado, o deputado Ivan Valente, o vereador Toninho Vespoli e diversos militantes do partido.

+ Os 6 fatos que mais marcaram os atos de 13 de março

A filiação da deputada, que saiu do PSB e se dedica também à construção do Raiz – Movimento Cidadanista, se deu após diversas conversas entre Erundina e a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados e a Direção Nacional.

Erundina, que será a segunda deputada federal do partido (Luciana Genro exerceu mandato até 2010), soma-se à bancada federal junto ao líder Ivan Valente e representará o estado de São Paulo.

+ Vice do Flamengo rebate críticas por foto em manifestação

Em nota, a assessoria da deputada afirmou que os ideais de Erundina e da Raiz são os mesmos que os do PSOL: “Estamos sonhando juntos há mais de um ano com os cidadanistas da Raiz, os mesmos sonhos que sonhamos há anos com os companheiros do PSOL.”

+ Monica Iozzi se pronuncia no Twitter: “Somos um povo que se informa apenas por manchetes do JN…”

O PSOL informou que a proximidade de Erundina com o partido não é de hoje. “A deputada é parceira de longa data do partido em temas como a Reforma Política, a democratização da mídia, os direitos das mulheres e a educação”.

Erudina, que pertenceu aos quadro do PT, foi prefeita de São Paulo entre 1989 e 1993. Nascina na Paraíba, a política foi a primeira prefeita da capital paulista. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO