Internet

Jovem autora do blog 'Andando por SP' indica passeios na cidade

Com vídeos caprichados e bem recebidos na web, Larissa Faria, 15 anos, visita endereços famosos de São Paulo e conta curiosidades que encontra por aí

Por: Tiago Faria - Atualizado em

Larissa Faria, do blog 'Andando por SP'
Larissa Faria, do blog 'Andando por SP' (Foto: Felipe Nogs)

Toda semana, a estudante paulistana Larissa Faria, 15 anos, sai às ruas para uma aventura que pode parecer muito simples e, ao mesmo tempo, incomum: desbravar a cidade onde vive.

Equipada com uma câmera digital e um telefone celular (para captar o som), a adolescente grava minidocumentários sobre pontos famosos de São Paulo que sempre quis conhecer, mas que, por morar longe do centro, no Parque São Rafael, Zona Leste, não conseguia. “Desde pequena eu tinha essa curiosidade”, afirma a jovem videomaker.

O resultado dessas “explorações” está no vlog (um blog de vídeos) Andando por SP. Desde agosto de 2012, a página já foi clicada mais de 40 000 vezes. Até agora, são 24 vídeos, de endereços como o Parque do Ibirapuera, a Rua 25 de Março e o Zoológico.

Os visitantes do site a ajudam a escolher os temas dos vídeos. Nos dias de gravação – geralmente, nas segundas ou terças  ela sai do colégio, corre para almoçar em casa e toma o metrô para o lugar escolhido. “Prefiro os endereços que ficam perto de estações de metrô e que não sejam muito caros, para que todos possam ter acesso”, explica.

Para editar as imagens, ela conta com a ajuda de um amigo e, na divulgação, blogs e sites dão apoio. Há gravações que já foram vistas por 6 mil pessoas. A seguir, Larissa indica os seus cinco lugares preferidos da cidade com dicas para adolescentes que, como ela, querem conhecer melhor a cidade:

Catavento Cultural
A instalação Fluidos, no Catavento Cultural: a criançada se esbalda na bolha de sabão gigante (Foto: B. Dias)

Catavento Cultural (Museu Catavento)

"Esse foi um dos museus que mais gostei de ter conhecido, e creio que ele (e muitos outros outros interativos que tem na cidade) pode mudar a opinião dos jovens de que museu é algo chato, monótono. No Catavento, você aprende física, química e biologia de uma forma divertida: na prática! Além disso, o ingresso custa pouco e dá para se divertir o dia todo.  É um passeio divertido para todas as idades."

Avenida Paulista - Especial
Avenida Paulista (Foto: Veja São Paulo)

Avenida Paulista

"Um dos meus locais favoritos da cidade e o que mais visito. A Paulista é a avenida que mais representa São Paulo por sua diversidade cultural de várias formas. Étnica, cultural, prédios históricos ao lado de grandes prédios comerciais, museus, feirinhas e clicofaixa aos finais de semana, muitos shoppings... é impossível não encontrar algo para fazer que lhe agrade! Conhecida como o "coração de São Paulo" não à toa, recebe a maior parte dos eventos importantes da cidade."

Parque Ibirapuera Crianças 2223
Pedaladas no Ibirapuera: 20.000 metros quadrados de área (Foto: Divulgação)

Parque Ibirapuera

Próximo a Avenida Paulista e repleto de espaços culturais dentro de si, o Parque Ibirapuera é um dos maiores parques da cidade e por isso ganha -o meu- e o amor dos paulistanos: não tem como não encontrar um lugar para sentar e descansar, seja para fazer um piquenique, tirar fotos com os amigos, jogar... seja para sentar na beira do lago e observar a cidade até que essa se escureça e seja possível ver o show de luzes em que há no lago do parque.

Praça da Liberdade
Praça da Liberdade: o local da simpática feirinha já foi palco de enforcamentos públicos (Foto: Leonam Bernardo)

Bairro da Liberdade

"Bairro típico japonês, a Liberdade é um dos lugares mais divertidos para passear. Sempre encontro sucos e guloseimas diferentes nos mercadinhos do bairro a cada passeio: sucos de lichia, vegetais, tomate... Algodão doce de potinho, chocolates importados, balas de infinitos sabores! Além das galerias com artigos para quem gosta de "nerdices" (games e animes), há várias perfumarias com uma infinidade de produtos. Além disso, a arquitetura faz do bairro um local único na cidade."

Mercado Municipal
Mercadão: boxes de frutas, queijos e outros itens (Foto: Heudes Régis)

Centro Velho

"Foi-se o tempo em que o centro velho era palco de grandes crimes. Hoje, passando por processo de revitalização, ele é um local que merece mais amor dos paulistanos, pois é repleto de histórias, e também de uma arquitetura incrível. Diversos edifícios históricos da cidade (Martinelli, Copan, Itália, Altino Arantes...) estão esperando sua visita. Há vários lugares legais para conhecer nessa região: Estação da Luz, Mercado Municipal, Praça da República, Galeria do Rock, Mercado Municipal, Rua 25 de Março..."

Clique aqui para conhecer a página de Larissa e veja um dos vídeos produzidos por ela:

Fonte: VEJA SÃO PAULO