Exposições

Ensaio fotográfico da Rua Augusta

Munido de câmera analógica, Eder Chiodetto faz um trabalho peculiar

Por: Jonas Lopes - Atualizado em

Ensaio fotográfico da Rua Augusta_2144
Casario: detalhe de uma das imagens gigantes distorcidas, com até 12 metros de comprimento (Foto: Veja São Paulo)

Ao inscrever um projeto de mostra num programa da Secretaria de Estado da Cultura, o fotógrafo paulistano Eder Chiodetto tinha uma ideia clara: comprovar que a Rua Augusta se tornou o mais diversifi cado e interessante microcosmo de São Paulo. “Nela, todas as tribos se misturam, de executivos a prostitutas”, diz. O resultado é o ensaio Augustas, cuja primeira das três partes idealizadas por Chiodetto pode ser vista no hall do CineSesc (não por acaso, na Rua Augusta). Nos próximos meses, o profi ssional começa a preparar outro módulo, dessa vez focado no interior de estabelecimentos. O terceiro bloco da série será dedicado a personagens.

As nove imagens expostas foram registradas de uma maneira diferente, em panorâmicas enormes — os comprimentos variam de 3 a 12 metros, com cerca de 40 centímetros de altura. O fotógrafo, sempre em movimento, utilizou uma câmera analógica como se fosse uma moviola improvisada. Cada obra ocupa todo um fi lme de 36 poses. Vertiginosas, elas aparecem distorcidas e esticadas. “Procurei transcender ao máximo os limites entre o registro documental e o abstrato”, conta ele.

Pelo aspecto de movimentação contínua, as peças reforçam a antiga relação do cinema com a fotografi a, e também ressaltam as transformações sofridas pela Augusta ao longo das décadas. “Nos anos 60, era a rua mais chique da cidade, cheia de butiques. Depois surgiram os shoppings e ela entrou em decadência”, diz. “Nos últimos tempos, ganhou vigor novo e voltou à moda. Quis representar esse aspecto mutante e acelerado.”

CineSesc. Rua Augusta, 2075, Cerqueira César, ☎ 3087-0500, Metrô Consolação. Segunda a domingo e feriados, 14h às 22h. Grátis. Até 28 de fevereiro de 2010. Fecha na quinta (24) e na sexta (25).

Fonte: VEJA SÃO PAULO