Continua após publicidade

Em ‘Diário Perdido’ diretora francesa aborda conflitos femininos

A trintona Audrey pensa em abortar e não cultiva relações muito cordiais com a mãe, interpretada por Catherine Deneuve

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 18h54 - Publicado em 18 mar 2010, 18h07

Ainda em cartaz no Cine Bombril, o drama inglês Educação traz um registro bacana da mulher na década de 60 e retrata as escassas opções profissionais de uma espevitada adolescente londrina. Aborda assunto similar a fita francesa Diário Perdido, que tem pré-estreia neste sábado (20) e chega aos cinemas na sexta (26). Dirigido por Julie Lopes-Curval, o filme foca as mulheres, sobretudo as maduras. Na trama, a trintona Audrey (Marina Hands, de Lady Chatterley) chega à casa dos pais, no litoral da França. A moça está grávida, pensa em abortar e não cultiva relações muito cordiais com a mãe, Martine (Catherine Deneuve), médica de frieza e rispidez ímpares.

Audrey mora em Toronto, no Canadá, e precisa esfriar a cabeça na temporada à beira-mar. Em seus dias seguintes, porém, vai deparar com um enredo de telenovela. Na casa vizinha onde morou seu avô recém-falecido, ela encontra um velho caderno de receitas. Entre as anotações, uma polpuda quantia em dinheiro e revelações feitas por Louise (Marie-Josée Croze), sua avó materna que, nos anos 50, abandonou o marido e os dois filhos ainda crianças para trilhar o próprio caminho.

O título no original, Mães e Filhas, tem mais força, e o longa-metragem trata justamente disso: relações familiares conflituosas. Há Louise, que desprezou Martine, que rechaça Audrey, que pretende fazer um aborto. Seja no passado, seja no presente, essas personagens traduzem fielmente as ambições, escolhas, aflições e sentimentos femininos. O olhar de cumplicidade da cineasta contribui para deixar o retrato ainda mais arguto.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.