Continua após publicidade

Em dois dias, Cantareira enche mais do que janeiro de 2015

Mais de 36 bilhões de litros cúbicos de água entraram no sistema em apenas 48 horas

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 5 dez 2016, 11h43 - Publicado em 18 jan 2016, 09h10

O Sistema Cantareira recebeu somente nos dois últimos dias uma quantidade de água superior à que entrou nos reservatórios durante todo o mês de janeiro de 2015, o mais seco da história, quando o manancial chegou a ter apenas 5% do volume morto.

Foram 36,4 bilhões de litros em apenas 48 horas, 18% a mais do que nos 31 dias de janeiro de 2015. Para efeito comparativo, a vazão de entrada de água no Cantareira no domingo (17) era de 193 mil litros por segundo. Há exatamente um ano, eram 5,1 mil l/s.

Cantareira tem maior alta desde o início da crise hídrica

A vazão recorde no sistema desde o início da crise ocorreu no sábado (16). Foram 228,7 mil l/s, índice semelhante ao que entrou no manancial em janeiro de 2010 e 2011, quando o Cantareira chegou perto de 100% da capacidade e a Sabesp abriu as comportas das barragens, inundando cidades do interior.

Continua após a publicidade

Com as vazões recordes, a Represa Jaguari-Jacareí, que representa 80% do sistema, saiu no domingo, do volume morto. Foi nela que a Sabesp iniciou a captação da reserva profunda em maio de 2014. Considerando o estoque de todas as represas, o volume morto foi recuperado em 30 de dezembro. Desde então, o nível já subiu 8,7 pontos, chegando a 9,4%.

No domingo, os bombeiros resgataram os corpos de dois homens que foram arrastados pelas enchentes em Pederneiras e Votuporanga, no interior. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.