Internet

Eleição brasileira é a mais comentada da história do Facebook

Desde o dia 6 de julho, início da campanha, foram registradas 674,4 milhões de interações na rede social 

Por: Veja São Paulo

Facebook
Eleição na rede: pleito no Brasil teve mais de 674 milhõers de interações no Facebook  (Foto: Reprodução)

As eleições do Brasil tornaram-se o pleito com o maior número de interações na história do Facebook. Desde 6 de julho, início da campanha, até o fim da noite de domingo (26), foram registradas 674,4 milhões de interações na rede social, superando as eleições na Índia, em maio deste ano, quando foram computadas 227 milhões de interações.

+ Ary Fontoura faz desabafo contra reeleição de Dilma

Neste domingo, mais de 49 milhões de interações foram geradas no Facebook, mais que o dobrou do anotado no último debate de presidenciáveis, na sexta-feira (24), o mais interativo destas eleições, com 19 milhões de interações.

O primeiro turno atingiu 346 milhões de interações e o segundo turno, 328,4 milhões. Durante a disputa do segundo turno, foram 23 milhões de interações por dia, mais de 977 mil por hora.

Confira como votaram os eleitores da capital paulista

O percentual de comentários para os candidatos à Presidência foi proporcional ao desempenho que tiveram nas urnas. Dilma Rousseff (PT), que se reelegeu com 51,6% dos votos, obteve 53,8% do volume de comentários na rede social. Aécio Neves (PSDB), que recebeu 48,4% dos votos, registrou 46,2% das postagens. O Facebook divulga apenas o percentual de cada candidato, e não o teor dos conteúdos de cada mensagem.

A rede social também computou os estados em que os internautas foram mais ativos: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Já entre os estados que mais citaram ou usaram hashtags de apoio à Dilma estão Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Piauí. A petista venceu em todas essas regiões. Já Aécio foi mais citado ou teve mais apoio em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e São Paulo – estados onde o tucano triunfou.

OUTROS DADOS SOBRE FACEBOOK NO BRASIL

89 milhões de pessoas usam o Facebook ativamente ao mês

3 de cada 5 eleitores estão no Facebook

68 milhões de pessoas usam o Facebook ativamente em dispositivos móveis no Brasil ao mês

59 milhões de pessoas usam o Facebook diariamente

41 milhões de pessoas usam o Facebook diariamente por dispositivos móveis

8 em cada 10 usuários de internet estão no Facebook (são 89 milhões de usuários ativos no Facebook e 107,7 milhões de usuários de internet no Brasil segundo a E-Marketer)

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO