Continua após publicidade

Vídeo mostra queda de avião de Eduardo Campos em Santos

Uma semana após o acidente, as imagens foram divulgadas pelo <em>Jornal da Globo</em> na madrugada desta quarta-feira (20)

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 5 dez 2016, 14h11 - Publicado em 20 ago 2014, 09h10

Um vídeo registrado por uma câmera de segurança de um prédio em construção mostra pela primeira vez o momento da queda do avião que matou o presidenciável Eduardo Campos no bairro do Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo, na manhã do dia 13 de agosto. As imagens foram divulgadas na madrugada desta quarta-feira (20) pelo Jornal da Globo (veja o vídeo).

+ Vídeos mostram destroços após queda do avião de Eduardo Campos

Além de Campos, outras seis pessoas morreram no acidente. O vídeo demonstra a aeronave caindo de bico em alta velocidade após passar por dois prédios. As imagens do Cessna onde estava o candidato podem ajudar a esclarecer as causas do desastre aéreo.

+ Autorretratos no velório de Eduardo Campos causam polêmica

O prédio em construção fica a cerca de 500 metros do local do acidente. De acordo com o telejornal, o vídeo só foi descoberto somente agora por causa de um erro no horário do equipamento, que marcou 11h03, sendo que o acidente aconteceu por volta das 10h.

O caso

Continua após a publicidade

O presidenciável Eduardo Campos (PSB), de 49 anos, e outras seis pessoas morreram em um acidente de avião em Santos na manhã de quarta-feira (13). O bimotor Cessna 560XL, com prefixo PR-AFA, caiu sobre alguns imóveis na Rua Vahia de Abreu, no Canal 3, por volta das 10h. O candidato participaria do Seminário Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos.

+ Moradora do bairro do Boqueirão testemunhou queda do avião

Corpo de Bombeiros, polícias Federal e Civil e a Aeronáutica fizeram os trabalhados de buscar pelas partes dos corpos e os pedaços da aeronave. O reconhecimento das vítimas foi feito no laboratório do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo.

A cerimônia de despedida do ex-governador de Pernambuco atraiu uma multidão no domingo (17) ao Palácio Campo das Princesas, onde seu corpo foi velado. Sob aplausos, queima de fogos e gritos de guerra, Eduardo Campos foi enterrado no Recife. ao lado de seu avô Miguel Arraes, que também governou o estado.

Biografia

Continua após a publicidade

Eduardo Campos nasceu em Recife e tinha 49 anos. Era casado e pai de cinco filhos. Foi eleito governador de Pernambuco em 2006 e reeleito ao cargo em 2010, com mais de 82% dos votos.

De família tradicional na política, era filho da ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, e neto do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, que morreu no mesmo dia de Campos, há exatos nove anos.

+ Acompanhe as últimas notícias da cidade

O candidato se formou em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco aos 20 anos de idade. Foi chefe de gabinete do avô, quando este era governador, e ingressou no Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 1990. No mesmo ano, elegeu-se deputado estadual. Nas três eleições seguintes, assumiu como deputado federal. Em 2003, tomou posse como ministro da Ciência e Tecnologia. Tornou-se presidente do PSB em 2005 e se licenciou do cargo para se eleger governador de Pernambuco. Em abril deste ano, entregou o governo para se candidatar à Presidência, tendo Marina Silva como vice-presidente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.