Memória

Edifício Itália completa 50 anos

Erguido por associação de imigrantes europeus, o prédio completa meio século no centro

Por: Maurício Xavier

Edifício Itália
Edifício Itália: entre as avenidas Ipiranga e a São Luís (Foto: Milton Shirata)

Marco arquitetônico da capital, encravado na esquina das avenidas Ipiranga e São Luís, o Edifício Itália ganhará um jantar de gala no próximo sábado (7) para celebrar seu quinquagésimo aniversário. A história do prédio remonta a 1911, com a fundação do Circolo Italiano San Paolo, que funcionou na Rua São Bento e na Praça da Sé em seus primeiros anos.

+ Jornal abolicionista ganha exposição em São Paulo

+ Pintor circula pela capital para capturar cenas do cotidiano

Em 1923 e 1925, os sócios adquiriram dois terrenos na então Rua São Luís, vizinha ao Colégio Caetano de Campos. Ali, em um palacete reformado, abriram a nova sede. A II Guerra Mundial forçou a entidade a suspender suas atividades em 1942 — Brasil e Itália estavam em lados diferentes do conflito —, e o governo federal requisitou o imóvel, ocupando-o com a Legião Brasileira de Assistência.

palazzina della Rua São Luis grande
O prédio, instalado desde 1965 entre as avenidas São Luís e Ipiranga (no alto), e o palacete que ocupava o terreno: sede do Circolo Italiano logo após a inauguração, em foto de 1967: vista panorâmica da cidade (Foto: Divulgação)

O Circolo voltaria ao espaço apenas em 1950, após a assinatura do tratado de paz entre os dois países. A construção do imponente espigão começaria seis anos depois, com sua inauguração, em 9 de novembro de 1965.

Edificio Itália
Ambiente interno e mesas do restaurante nos seus tempos áureos, logo após a inauguração, em foto de 1967: vista panorâmica da cidade (Foto: Divulgação)

Na Copa do Mundo de 1970, a Embratel, que mantinha escritórios no local, instalou ali alguns dos primeiros televisores em cores do país para transmitir as partidas no México para centenas de convidados. 

+ Para paulistanos, táxis não devem ter monopólio no transporte particular

+ Spotify mapeia preferências musicais dos paulistanos

O edifício tem 45 andares e 50 000 metros quadrados de área. Em seu topo está instalado o famoso restaurante Terraço Itália, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade, o espaço é ornado pela escultura Il Cavalo Rampante, feita pelo artista Péricles Fazzini e doada pelo governo italiano.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO