Dança

DVDs Figuras da Dança trazem a obra dos principais bailarinos do país

Projeto registra obra de importantes bailarinos em DVDs distribuídos para escolas e universidades

Por: Dirceu Alves Jr. - Atualizado em

Desde a primeira semana de novembro, alunos de 400 escolas e universidades podem conhecer histórias muito aplaudidas, mas pouco contadas. Concebida pela São Paulo Companhia de Dança em parceria com a Fundação Padre Anchieta, a série de cinco DVDs Figuras da Dança inicia uma radiografia da obra dos principais bailarinos do país. Com tiragem de 2 000 cópias, a caixa inaugural traz documentários dedicados a Ady Addor, 73 anos, Marilena Ansaldi, 74, Penha de Souza, 73, Ismael Guiser (1927-2008) e Ivonice Satie (1950-2008). Estão previstas exibições periódicas na TV Cultura.

Criado pelas diretoras da São Paulo Companhia de Dança, Iracity Cardoso e Inês Bogéa, o projeto mostra os artistas por eles mesmos. Com trinta minutos cada um, os episódios são estruturados como um programa de auditório em que o protagonista é sabatinado por parceiros de trabalho, enquanto imagens antigas costuram os depoimentos. "O homenageado participa de todas as etapas, desde a pesquisa até a edição final", afirma Inês, que também dirige os DVDs ao lado de Antônio Carlos Rebesco.

Resistente em vasculhar o passado, Marilena Ansaldi titubeou diante da proposta. Reconheceu, no entanto, a importância de perpetuar sua obra e se emocionou ao ouvir os depoimentos dos diretores Celso Nunes e José Possi Neto. "Com esse DVD, encerro definitivamente minha carreira", diz a coreógrafa, que criou uma peça especialmente para o documentário. "Sei que chegou a hora." Ao abrir as gavetas, Penha de Souza reviveu momentos como a criação da primeira coreografia para o Cisne Negro, em 1977. Por ser o último registro de Ismael Guiser e Ivonice Satie, mortos respectivamente em abril e agosto passados, a coleção ganha ainda mais força.

Fonte: VEJA SÃO PAULO