Especial

As vozes por trás dos personagens

Conheça os paulistanos que dublam desde de desenhos animados até seriados e filmes em cartaz nos cinemas e saiba onde fazer cursos na área

Por: Anna Carolina Oliveira - Atualizado em

Dubladores - Wendel Bezerra
Bob Esponja: Wendel bezerra é responsável pela fala acelerada e a risada marcante do personagem (Foto: Wellington Bezerra)

Comum na TV aberta, a dublagem ganha espaço maior também nos canais pagos — a Fox tem hoje todo o seu horário nobre dublado, com opção de áudio original e legenda — e até nas salas de cinema. De acordo com os dados da Rentrak, 77 filmes dublados entraram em cartaz em 2011, contra 44 títulos em 2010.

+ Curiosidades, colecionador, quadrinistas e mais sobre o universo das HQs

+ Confira as estreias da semana nas principais salas de São Paulo

+ Quer ver um filme antes da estreia? Confira aqui

Segundo o último estudo do Datafolha sobre o mercado de cinema, a maioria dos brasileiros prefere assistir a produções estrangeiras dubladas quando vão ao cinema (56%). Em São Paulo, a porcentagem é ainda maior: dos 354 entrevistados, 57% afirmaram optar pelo áudio em português.

Abaixo, entenda como funciona o universo da dublagem, confira cursos de formação na área e conheça profissionais paulistanos famosos nessa arte.

  • De quem é essa voz?

    Atualizado em: 27.Jan.2012

    Canais pagos investem em produções dubladas, que também ganham força nos cinemas. Conheça os paulistanos por trás de personagens como Bob Esponja e Dr. House
    Saiba mais
  • Onde aprender a dublar

    Atualizado em: 27.Jan.2012

    Seleção traz cursos de dublagem na cidade de São Paulo
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO